Edifício da Secretaria Regional de Saúde voltou a iluminar-se de cor-de-rosa para assinalar Dia Nacional de Prevenção do Cancro da Mama

Ontem, 30 de outubro, a Secretaria Regional de Saúde e Proteção Civil voltou a iluminar-se de cor-de-rosa para assinalar Dia Nacional de Prevenção do Cancro da Mama, uma iniciativa integrada no âmbito da Campanha “Outubro Rosa”.

O Governo regional associou-se à iniciativa nacional, como forma de incentivo à prevenção e diagnóstico precoce do cancro da mama.

Recorde-se que longo do mês de outubro, a Liga Portuguesa Contra o Cancro desafiou a comunidade a juntar-se ao movimento “Outubro Rosa”, propondo o desenvolvimento de iniciativas, com particular destaque para os dias em que se assinalam as importantes efemérides.

O movimento “Outubro Rosa” surgiu nos Estados Unidos da América, durante a década de 90, e pretende inspirar a mudança e mobilizar a sociedade para a luta contra o cancro da mama. Esta campanha mundial visa partilhar informação sobre o cancro da mama e consciencializar para a prevenção e para o diagnóstico precoce.

Quando diagnosticado e tratado precocemente, o cancro da mama tem uma taxa de cura superior a 90%, a prevenção e o diagnóstico precoce são essenciais para o aumento da sobrevivência e manutenção da qualidade de vida das mulheres.