Começa na Madeira a iniciativa “Europa na minha região”

Principia hoje na Madeira a iniciativa “Europa na minha região”, sob o mote “Madeira: o nosso jardim de histórias”, uma organização conjunta da região e da Direção-Geral de Política Regional e Urbana da Comissão Europeia.

Durante o próximo mês, esta iniciativa, que celebra locais apoiados por fundos europeus, vai trazer a sítios especiais para os madeirenses atividades únicas e, através delas, celebrar a história e a cultura da região.

Até 24 de Novembro, a região receberá concursos, eventos e workshops únicos, entre outras atividades, no Parque Temático da Madeira, em Santana, e, no Funchal, no Museu de Fotografia – Atelier Vicente’s e na Sé, locais representativos da Madeira que foram recuperados com apoio de fundos europeus.

A iniciativa começa com o lançamento de um Concurso de Fotografia aberto a todos os madeirenses. Este concurso decorre no Instagram, através das hashtags #EUinmyregion e #JardimDeHistórias, e visa destacar locais e iniciativas da região que beneficiaram de investimento europeu. O vencedor será selecionado por um júri composto por representantes da região e receberá um voucher para um jantar de duas pessoas no William, o restaurante do Reid’s Palace. As melhores fotografias serão ainda expostas no Museu de Fotografia até ao final do ano. Mais informação sobre este concurso pode ser encontrada na página do Europe Direct Madeira. O regulamento está disponível nesta página.

“A Madeira é um bom exemplo do impacto que a integração na União Europeia representou para o processo de desenvolvimento e para a melhoria dos níveis de bem-estar da nossa população. Temos orgulho no caminho percorrido e nos resultados que atingimos, com o contributo da Política de Coesão e graças a uma gestão e aplicação criteriosa dos fundos europeus, que nos permitiu garantir as condições reclamadas pela natural aspiração dos cidadãos. É por isso que considero estes projcetos tão importantes, uma vez que contribuem para o desenvolvimento da Região e, por outro lado, ajudam a preservar a sua história e as memórias de quem cá vive”, refere o secretário regional das Finanças, Rogério Gouveia.

Monika Hencsey, directora de Orçamento, Comunicação e Assuntos Gerais na Direcção-Geral da Política Regional e Urbana da Comissão Europeia, afirma: “Temos muito orgulho em mostrar que há uma dimensão europeia para as soluções locais e que organizações conjuntas como esta fazem a diferença. Esta iniciativa é uma parte de um esforço mais amplo de comunicação da União Europeia que temos implementado desde 2018, em estreita parceria, até agora, com mais de 60 regiões europeias. Em cada região, contamos a história de lugares e iniciativas de particular relevância para as comunidades regionais, e que formam uma parte inerente do seu quotidiano”.

Aos sábados, dias 5 e 12 de Novembro, o Museu de Fotografia vai receber workshops de desenho, pelo ilustrador madeirense Roberto Macedo Alves. Estas atividades são abertas a toda a população mediante inscrição e com lotação limitada. As inscrições podem ser feitas através deste formulário.

Já nos dias 8 e 9 de Novembro, o Museu vai oferecer workshops de fotografia com componentes teórica e prática. As inscrições para estas sessões podem ser feitas nesta página.

Além disso, o Parque Temático da Madeira, em Santana, vai ainda disponibilizar para escolas de toda a ilha workshops em torno dos sabores madeirenses, do bordado da Madeira e de cuidados e bem-estar animal. O objectivo da organização é que envolvam centenas de alunos entre os 10 e os 18 anos, e lhes deem a oportunidade de aprender mais sobre o património cultural e a herança da Madeira. Estas actividades vão decorrer entre os dias 8 e 11 de Novembro.

No domingo, dia 13, o Parque Temático, em Santana, vai ainda receber um Peddy-paper aberto a famílias e grupos de amigos, que se podem inscrever nesta atividade através deste formulário. Esta será uma oportunidade para os madeirenses ganharem prémios relativos ao Parque ao mesmo tempo que voltam a descobrir este local e as histórias que conta sobre a região.

Para encerrar este mês de actividades, a Sé do Funchal vai receber, a 17 de Novembro, um concerto do ‘Estúdio de Música Antiga’, uma formação do Conservatório Escola Profissional das Artes da Madeira, e um espectáculo visual de desenho ao vivo. Nessa quinta-feira, a partir das 18h30h, os madeirenses vão seguido de um momento musical aberto a toda a população poder conhecer a história da Sé num espetáculo audiovisual único. Neste evento, vai ainda ser feito o anúncio do/a vencedor(a) do Concurso de Fotografia.

“A Europa na minha região” é uma iniciativa de comunicação conjunta que mostra a ação da União Europeia para regiões de toda a Europa. Juntamente com as regiões parceiras e os projetos financiados pela UE, a União Europeia está a criar ferramentas e oportunidades de diálogo com os cidadãos e a sensibilizá-los para os feitos de projetos que lhes são próximos, graças aos esforços de cofinanciamento da UE e da região.

A Madeira é a primeira região portuguesa a participar na iniciativa.