Francisco Lopes protagoniza dois recitais de guitarra na ALRAM

A Orquestra Clássica da Madeira apresenta dois recitais de guitarra no parlamento regional, protagonizados pelo jovem guitarrista Francisco Lopes, com entrada livre.  Os dois recitais integram-se no Ciclo de Jovens Solistas.

Nascido na Ilha da Madeira em 1995, Francisco Lopes é um guitarrista premiado em competições internacionais. Iniciou o seu percurso musical aos 9 anos no Gabinete Coordenador de Educação Artística da Madeira com o professor José António Silva, prosseguindo os seus estudos no Conservatório Escola das Artes da Madeira, com o Professor Luciano Lombardi.

Posteriormente, e sob influência deste, ingressou no Ensino Superior, no Conservatório de Música de Fermo, em Itália, onde se licenciou em guitarra clássica, tendo como principal mentor o maestro Claudio Marcotulli. A esta fase seguiu-se o Mestrado e uma Pós-Graduação na Academia de Música de Katowice, na Polónia, sob orientação do maestro Marcin Dylla.

Em 2020 regressou à Madeira tendo fundado a NEW CLASSIC – Associação de Eventos Culturais da Madeira. Esta é uma associação que pretende reunir e dar a conhecer a nova geração de artistas madeirenses, composta por jovens que procuram reinventar-se em diversos registos, tomando por base a sua formação, conhecimento e experiência, na perspectiva de que a arte contemporânea e a arte contemplativa coexistam em perfeita simbiose e harmonia.

Actualmente, Francisco Lopes é um intérprete activo nos palcos da Região e participa em várias competições e Masterclasses, tanto a nível nacional como internacional.

Realizará dois recitais, hoje dia 12 e no dia 19 de Outubro, pelas 21h00 na Assembleia Legislativa da Madeira, onde se apresentará com o seguinte repertório:

  • para hoje, dia 12 de Outubro, com obras de J. P. Rameau, Joaquin Rodrigo, Jacques Castérède e de Manuel M. Ponce;
  • e, para o dia 19 de Outubro, acompanhado pela pianista Anikó Harangi, com obras de Franz Schubert, Manuel M. Ponce e de Joaquin Rodrigo.

Os programas são, detalhadamente, os seguintes:

12.10.2022 – Quarta-feira – 21h00
J. P. Rameau [1683 – 1764] – Les Cyclopes ; Les Sauvages
Joaquin Rodrigo [1901 – 1999] – Invocation et Danse
Jacques Castérède [1926 – 2014]– Hommage aux Pink Floyd”
Manuel M. Ponce [1882 – 1948] – Variations sur “Folia de España” et Fugue

19.10.2022 – Quarta-feira – 21h00
Franz Schubert  [1797 – 1828] – Standchen
Manuel M. Ponce [1882 – 1948] – Sonata Romântica
Joaquin Rodrigo [1901 – 1999] – Junto al Generalife
Joaquin Rodrigo [1901 – 1999]  – Concerto d’Aranjuez

Os recitais integram-se na Iniciativa “Parlamento mais Perto” numa parceria entre a ALRAM e a Associação Notas e Sinfonias Atlânticas, na qualidade de entidade gestora da Orquestra Clássica da Madeira.