O chefe do Executivo madeirense referiu hoje o “exemplo” prestado pelas 26 entidades e personalidades que foram distinguidas no Dia Mundial do Turismo, numa cerimónia na manhã desta terça-feira nos jardins da Quinta das Cruzes.
Miguel Albuquerque homenageou as “pessoas e instituições que são exemplo para todos nós”. “Um exemplo de responsabilidade, de dedicação, de trabalho, de empenho e de mérito”, referiu.
“Aos agraciados cumpre-nos louvar o seu exemplo de profissionalismo, a sua dedicação diária à profissão e o contributo que deram e continuam a dar para que a Madeira, a nossa Região Autónoma, seja um destino turístico de excelência”, disse.
Albuquerque recordou, por outro lado, que “o Turismo é uma actividade profundamente humana e transversal a todos os sectores da nossa sociedade”, para relevar que “a notoriedade positiva e a apetência do nosso destino não resultam, pois, de um acto espontâneo nem de uma criação artificial, mas sim de uma cultura de trabalho e de interacção com os outros, com os outros povos, na arte de bem receber, que de forma paulatina, ao longo dos anos, vai-se desenvolvendo, em quase todos os sectores da nossa sociedade”.
Agradeceu, portanto, aos homenageados: “São a demonstração viva e activa que temos entre nós os melhores”, declarou. Graças a eles, é possível “olhar para o futuro com esperança e com optimismo”.
A cerimónia, que contou com a presença de vários agentes do sector, teve como momento alto a entrega de medalhas de ouro ao Hotel do Carmo, a Isabel Jesus Pereira Prioste (florista no mercado dos Lavradores, a mais antiga na Madeira), a José Escórcio da Silva (chefe de sala em hotéis e restaurantes) e a Manuel Pereira de Sousa (Banda Municipal da Ribeira Brava), refere um comunicado oficial.
Foram ainda entregues medalhas de prata a Aida da Silva Rodrigues Nunes (directora no Savoy Gardens), Alexandra do Carmo Quintal de Freitas (directora no Riu Palace), Amândio Maurílio Gonçalves (chef no restaurante Alecrim), Dunas – Agência de Viagens e Turismo. Lda., Hélder Gomes Valente (director-geral do Pestana Vacation Club), Jaime Rodrigues Cota Cruz (proprietário do restaurante Lá do Fundo), João Carlos Almada (porteiro no Belmond Reids Palace), João Manuel Teixeira Canada (disc-jockey), José Eusébio Ramos Silva (barmen no Nos Copos, várias vezes campeão nacional e português com mais presenças em campeonatos do mundo), Lizuarte Gonçalves Rodrigues (director de operações do Porto Santo Hotels), Maria Alexandra Guerra Rocha (directora de vendas no Dorisol Hotéis), Maria João da Silva Pestana França Dória (proprietária da agência Newstravel Madeira), Maria Lídia de Freitas Laranja Martins (proprietária do restaurante O Colmo), e Teresa Maria Gonçalves (taxista).
Já a medalha de bronze, por carreira ou pelo contributo ao sector, foi entregue ao Bar Number Two (de Elmano Reis), a José Manuel Jaques da Mata (vigilante da Natureza), a Leonardo Macedo Gouveia (guia de montanha da MR Tours), a Luis Gaudêncio Fernandes (cantoneiro da DR Estradas), a Manuel Heliodoro Sousa Silva (guarda de canal da EEM), a Maria Paula Camacho Pestana (guia intérprete na Euromar), a Olga Baeta Batista (do Banco de Sementes do Jardim Botânico da Madeira) e à Quinta dos Artistas (de Christa Dornfield e Gerald Bretterbauer).
As medalhas de Mérito Turístico, instituídas pelo Governo Regional em 1979, destinam-se a galardoar as pessoas singulares e colectivas que prestam ou tenham prestado serviços oficialmente reconhecidos como relevantes para o turismo da Madeira.