Imaculado Coração de Maria vai estar em festa este fim de semana

As celebrações em honra do Imaculado Coração de Maria e do Santíssimo Sacramento, promovidas pela paróquia, vão decorrer este fim de semana.

A Junta do Imaculado deliberou reforçar o apoio financeiro e logístico para a organização e promoção destas festividades, de forma a engrandecer as comemorações e reconhecendo a sua importância para a freguesia.

O programa festivo associa a componente religiosa à animação musical, com um “cartaz” de três dias, que inclui a presença de vários coros, da Banda Filarmónica de Santa António e de três conjuntos musicais, além das tradicionais barracas de comes e bebes.

As celebrações iniciam-se na sexta-feira, dia 26, com a Eucaristia solenizada às 19 horas, animada pelo Grupo de Tocares e Cantares da Casa do Povo do Imaculado Coração de Maria, seguindo-se a atuação do conjunto musical Impacto.

No sábado e no domingo, a Eucaristia está prevista para as 17 horas, sendo que a de sábado será solenizada pelo Coro Interparoquial, ao passo que a de domingo contará com a animação do Coro Paroquial de São Jorge.

As procissões em honra do Imaculado Coração de Maria e do Santíssimo Sacramento, estão de regresso ao seu formato habitual, após três anos de ausência, devido à pandemia.

Assim, quer no sábado como no domingo, haverá procissão após a missa, saindo da igreja, no sábado em direção ao miradouro da Azinhaga da Penha de França e, no domingo, em direção à Consolação, regressando depois à igreja.

A realização das procissões vai naturalmente implicar a interrupção do trânsito automóvel, conforme edital já publicado pela Câmara Municipal do Funchal, assinado pelo vereador Bruno Camacho Pereira.

No sábado, dia 27, depois da eucaristia e da procissão, haverá música ao vivo, com o conjunto musical Grupo Nazaré Band, liderado pelo artista Jorge Canha, que promete animar o adro da igreja até à meia-noite.

Finalmente, no domingo, dia 28, terceiro e último dia das festas do Imaculado Coração e do Santíssimo Sacramento, a animação musical, a ocorrer depois da missa e da procissão, estará a cargo do Conjunto Musical Os Lordes.