Albuquerque anuncia investimento de 12 milhões em contadores da luz “inteligentes”

foto GR
O chefe do executivo madeirense anunciou hoje que a RAM vai investir, até 2025, cerca de 12 milhões na compra de 126 mil “contadores inteligentes”, para instalar sem qualquer custo para os cidadãos. Palavras proferidas depois de uma visita à Empresa de Electricidade da Madeira.
Os madeirenses poderão assim ter acesso, ao minuto, ao que consomem em energia, adiantou. Miguel Albuquerque referiu que o investimento, a concretizar pela EEM no âmbito do PRR, virá somar-se aos dois milhões de euros gastos no Porto Santo, para equipar toda a ilha (4 mil contadores) e aos 400 mil euros para instalar seis mil contadores no sítio da Ajuda, no Funchal.
Albuquerque salientou ainda à imprensa o “forte investimento que vem sendo feito pela Empresa de Electricidade da Madeira, visando a modernização, uma maior fiabilidade e uma melhor monitorização de todo o fornecimento de energia eléctrica na Madeira”.
O governante considera ser este um passo muito importante “para os consumidores estarem esclarecidos quanto aos gastos de energia, bem como ainda para logística, a leitura e a capacidade de acompanhamento por parte da EEM”.
É, afirmou, “um passo muito importante na transparência relativamente ao consumidor, porque a leitura será feita em tempo real e sem falhas, tendo o consumidor acesso imediato, ao minuto, ao seu consumo energético”.
Conforme anunciou, serão contratadas empresas regionais para a montagem dos contadores. Deverão ser instalados aproximadamente 60 mil em 2023 e mais e 60 mil em 2024. O objectivo é que em 2025 o projecto esteja já concretizado.