NRP Sagres fará escala no Porto do Funchal e poderá ser visitado

Foto DR

No passado domingo, dia 24 de julho, o NRP Sagres saiu de Lisboa, com os objetivos “de participar nas Comemorações dos 200 Anos da Independência do Brasil” e de realizar “uma Viagem de Instrução dos Cadetes do 2.º ano da Escola Naval”. A sua primeira escala no Porto do Funchal está prevista para os dias 29, 30, 31 de julho e 1 de agosto de 2022.

Em comunicado, a Zona Marítima da Madeira informa que “além do Porto do Funchal, inclui ainda estadias em Salvador da Baía, Rio de Janeiro e Mindelo (Cabo Verde).”

Trata-se de uma viagem, que teve início no dia 24 de julho e terminará a  20 de outubro, “com uma duração total de 88 dias, dos quais 74 serão passados a navegar, concorrendo assim para um tempo de navegação de aproximadamente 1.800 horas e uma distância total percorrida de 9.320 milhas náuticas.”

Mais informa que “a Marinha Portuguesa, em parceria com o Instituto do Vinho, do Bordado e do Artesanato da Madeira, IP-RAM, embarcará a bordo do NRP Sagres, durante a sua estadia no Porto do Funchal, uma pipa de 100 litros de Vinho Madeira, recriando assim a epopeia do “Vinho da Roda”, uma prática datada do século XVII, numa altura em que o Vinho Madeira era transportado para as Índias nos porões dos navios. Durante essas navegações acontecia, por vezes, que o vinho ao regressar a Portugal apresentava uma qualidade acrescida, apresentando um benefício objetivo das suas características. É então que tonéis de Vinho Madeira passaram a ser enviados regularmente para as Índias, com o objetivo único de promover o seu enriquecimento e a sua valorização.”

Na mesma nota, é referido que “a par da instrução dos cadetes da Escola Naval, o navio-escola Sagres leva um pouco de Portugal aos portugueses da diáspora, contribuindo através destas navegações para o estreitar dos laços entre as comunidades e as suas origens. Para além dos milhares de visitantes que recebe a bordo durante a permanência nos diversos portos de escala, o navio cumpre um vasto programa de divulgação e de representação, acolhendo um conjunto diversificado de eventos promovidos pelos parceiros da Marinha que se associam às viagens.”

“O NRP Sagres é um grande veleiro com 90 metros de comprimento, quatro mastros e armação em barca, construído nos estaleiros navais Blohm & Voss, na Alemanha, tendo sido lançado à água em 30 de outubro de 1937. Fará este ano 85 anos, 60 dos quais ao serviço de Portugal.”

O navio estará aberto a visitas nos dias 30 e 31 de julho, nos períodos das 10:00 – 12:00, 13:00 – 18:00 e 20:00 – 22:00 horas, durante a sua estadia no Porto do Funchal.

Recorde-se que o navio-escola Sagres é comandado pelo Capitão-de-fragata Mário António Fonte Domingues e possui uma guarnição de 157 elementos, dos quais 46 são Cadetes do 2º ano da Escola Naval.