Foi capturado um tubarão raro no mar da Madeira

Fotos DR

O espadeiro “Ricardo Cristina” capturou um tubarão raro, que foi entregue à Direção Regional do Mar (DRM) para identificação.

Segundo a DRM, “trata-se de um tubarão-demónio (Mitsukurina owstoni) que pode atingir até 6m de comprimento, um estranho tubarão de profundidade que habita fundos oceânicos com profundidades de 2500m ou mais.

A sua principal característica reside no focinho, muito alongado e laminar, sob o qual se abre uma incrível boca com uma mandíbula protráctil, que o animal pode projetar para diante, capturando assim peixes, caranguejos, polvos e outros invertebrados.

Shark Devouring GIF - Find & Share on GIPHY

Após a identificação e respetiva amostragem, concluiu-se tratar-se de um macho com 2,4m de comprimento total, sendo este o terceiro exemplar conhecido capturado nos Mares da Madeira. Os dois exemplares anteriores encontram-se nas coleções do Museu de História Natural do Funchal, depositadas na Estação de Biologia Marinha do Funchal.”

Como curiosidade, a DRM refere que “D. Carlos, Rei de Portugal, capturou um tubarão com estas características em 1901, em Sesimbra, tendo descrito como uma nova espécie para a ciência, com o nome científico de Odontaspis nasuta. No entanto, sabe-se que a espécie já tinha sido descrita em 1898, no Japão.”

Mafalda Freitas, Diretora Regional do Mar.