Partículas Inaláveis – PM10 e a Qualidade do Ar Ambiente no Funchal

Diagrama com os valores do PM10, na Cidade do Funchal, do dia 25/07/2022 com os valores muito acima dos valores limite e da margem de tolerância.

 

O que são PM10?
O ar que nos rodeia e respiramos tem um efeito crucial na nossa saúde e bem-estar estando a qualidade do mesmo diretamente relacionada com o aparecimento de alguns problemas de saúde. A presença de partículas inaláveis constitui um dos problemas mais graves para a saúde pública, sendo o tamanho das mesmas um elemento crucial de avaliação aquando da elaboração de relatórios de qualidade do ar ambiental.

As partículas inaláveis são definidas como as partículas com um diâmetro não superior a 10 µm, e são estas as partículas consideradas como representantes do maior risco para a saúde dado que conseguem penetrar profundamente ao nível dos pulmões e atingir os alvéolos pulmonares, causando perturbações no sistema respiratório. Podem ser emitidas diretamente para o ar, (partículas primárias) ou serem formadas na atmosfera por precursores gasosos como dióxido de enxofre, óxido de nitrogénio, amónia e componentes orgânicos não-metanos voláteis (partículas secundárias).

Efeitos das PM10
As PM10, com a exposição prolongada, acumulam-se nos alvéolos pulmonares provocando uma reação de sobrecarga pulmonar e uma diminuição da capacidade respiratória. As PM10 têm a capacidade de se colocarem como um obstáculo à difusão do oxigénio através da membrana pulmonar.

A exposição a curto (horas ou dias) ou longo (meses ou anos) prazo acarreta efeitos na saúde:
-doenças cardiovasculares,
-agravamento da asma,
-cancro do pulmão
-doenças respiratórias.

O que devemos fazer?
Seguir os conselhos da DRS.

Mais informações sobre PM10:
Partículas Inaláveis – PM10 e a Qualidade do Ar Ambiente – Apo Partner

Pode consultar o valor das PM10 e PM2.5 clicando na imagem seguinte:

 

 

 

 

Valores limite para PM10 (Anexo XII do Decreto-Lei n.º 102/2010, de 23 de setembro):