Governo Regional mantém acompanhamento social às famílias do edifício Machico Park

Foto FN

Na sequência da explosão ocorrida na madrugada desta segunda-feira no Conjunto Habitacional Machico Park, Bloco II, situado no concelho de Machico, na freguesia de Água de Pena, que vitimou mortalmente duas pessoas e deixou feridas outros três moradores, a Secretaria Regional de Equipamentos e Infraestruturas (SREI), através da a IHM – Investimentos Habitacionais da Madeira, enquanto entidade gestora deste edifício, informa, em comunicado, que, em articulação com o Instituto de Segurança Social da Madeira (ISSM), encetou todos os procedimentos, tendo sido acionada a Linha de Emergência Social (LES), de modo a garantir a imediata proteção social das famílias aí residentes.

Segundo informações da SREI, trata-se de um edifício com 9 frações habitacionais no total, com 20 inquilinos. Destes, 4 fogos sofreram danos avultados provenientes da explosão de, alegadamente, uma botija de gás que um destes inquilinos possuía.

De salientar que este empreendimento, construído em 2009, está equipado com gás canalizado, não havendo qualquer registo de anomalias na rede de gás. Houve acompanhamento por parte dos serviços técnicos da IHM, com vistorias periódicas, não havendo até à data registo de ocorrências.

Esta entidade pública já encetou os devidos procedimentos para desencadear a completa reabilitação de todo este edifício, de modo a restituir todos os danos nas frações, o mais rapidamente possível.

No momento, duas famílias estão acolhidas provisoriamente por parte do ISSM, outras duas optaram por permanecer em casas de familiares, tendo todas os restantes agregados retornado às suas habitações, no presente bloco, após as perícias revelarem que não há riscos associados.

O Governo Regional, através da Secretaria Regional de Equipamentos e Infraestruturas e da IHM, lamenta o sucedido, endereçando as sentidas condolências às famílias enlutadas.