Vinho da Madeira na «Grande Prova de Vinhos de Portugal» em Tóquio

Fotos: DR

O Vinho da Madeira reforça, novamente, a aposta no mercado asiático, através do Instituto do Vinho, Bordado e Artesanato da Madeira (IVBAM). O produto está presente na «Grande Prova de Vinhos de Portugal» em Tóquio, no Japão.

Esta prova decorreu no Hotel Gaejeon e foi direcionada a 300 profissionais japoneses, entre importadores, distribuidores locais, imprensa, compradores, prescritores do canal HORECA, retalhistas e líderes de opinião.

Neste evento, organizado pela Viniportugal, entidade responsável pela promoção internacional da marca «Wines of Portugal», o Vinho da Madeira foi representado pelas seguintes empresas: Henriques & Henriques, Madeira Wine Company, Pereira D’Oliveira e Vinhos Barbeito.

«A participação nestes eventos, focados em mercados especializados, com elevado poder de compra, reveste-se de elevada relevância para a promoção do Vinho Madeira, reconhecendo o potencial de crescimento adjacente, no que se refere à comercialização deste vinho no Japão.

Efetivamente, este mercado possui grande representatividade no ranking das transações comerciais de Vinho Madeira, nos países terceiros, ocupando, no ano de 2021, a terceira e posição, tanto em termos de volume como em valor. Comparativamente a períodos homólogos, no primeiro trimestre de 2022, este mercado apresenta um aumento de 108% no volume e em valor, relativamente a 2021», informa o IVBAM.

Estas ações promocionais enquadram-se no Plano Promocional do Vinho Madeira, sendo cofinanciado a 85% no âmbito do «Programa Operacional Regional da Madeira 2014-2020» e o restante suportado pelo Orçamento Regional.