Funchal Jazz retorna em Julho: em destaque Cécile McLorin Salvant

Cécile McLorin Salvant (foto Wikipedia, David Becker)

A Câmara Municipal do Funchal (CMF) promove o Funchal Jazz 2022, no auditório do Jardim Municipal de 4 a 7 de Julho e no Parque de Santa Catarina 8 e 9 de Julho. Durante uma semana , bons músicos do panorama regional, nacional e internacional sobem aos dois palcos do Festival.

O evento, com a direcção artística de Paulo Barbosa representa um investimento de valor superior a 120.000 €.

A vocalista de jazz americana Cécile McLorin Salvant é o grande nome anunciado para a edição deste ano do Funchal Jazz, tendo actuação marcada para 8 de Julho no Parque de Santa Catarina , no mesmo dia em que estará em palco a Orquestra de Jazz do Funchal & Mário Laginha. Cécile obteve o primeiro prémio na Competição Internacional de Jazz Thelonius Monk, em 2010.

Na apresentação da edição 2022, que decorreu esta tarde, no Salão Nobre, o edil funchalense deu conta da intenção de “elevar a fasquia em termos qualitativos” dos eventos culturais na cidade.  Pedro Calado classifica o Funchal Jazz como “um evento de prestigio e grande qualidade artística, comercial, apelativo e acessível a todo o público”, prometendo reforçar a aposta no próximo ano.

Segundo referiu, foi pedido um Festival “elevado” em termos de qualidade de artistas, realçando que este será um evento de “referência” porque conseguimos reunir “bons nomes” do Jazz nacional e internacional e será um Festival de “referência” para os nossos jovens músicos que estão a ser formados no Conservatório- Escola Profissional das  Artes da Madeira, onde há uma escola de jazz e nós queremos dar  palco de actuação e de formação a esses jovens.

Na ocasião, Pedro Calado declarou que este ano , “é praticamente o ano zero da constituição deste projecto em que nós queremos transformar a cidade do Funchal em termos culturais e musicais”.

Os concertos no Parque de Santa Catarina custam 10 euros por dia, sendo de entrada livre no Jardim Municipal.

O programa do Funchal Jazz-2022  pode ser consultado no link https://www.funchaljazz.com/

Participam ainda no evento o vibracionista Joel Ross e o seu ensemble, e o Immanuel Wilkins Quartet. São excelentes músicos.