Alunos da Jaime Moniz promoveram Encontro Bucólico no Montado do Pereiro

No âmbito do Projeto “Cidades Fundadoras & Virtuais” da Escola Secundária Jaime Moniz, no passado dia 29 de abril, foi realizado o “Encontro bucólico”, no Parque Florestal do Montado do Pereiro. Esta atividade, que compreendeu as turmas 10º2, 10º43, 11º48 e 12º44, para além de realizar uma viagem educativa como forma de complementar a aprendizagem escolar, esteve associada à componente criativa literária com a realização de pequenas atividades literárias pelos alunos.

Segundo uma nota informativa da coordenação do Projeto, refere-se que se pretendeu que “os alunos apreciassem criticamente o conteúdo dos textos e desenvolvessem competências de seleção de informação; criassem oportunidades de promover a aprendizagem além dos muros da escola, permitindo que os jovens levantassem hipóteses, descobrissem novos conhecimentos e vivenciassem na prática o que aprenderam na escola; estimulassem o espírito crítico individual e coletivo e a colaboração entre alunos e professores e, por fim, promovessem as competências sociais, como responsabilidade, autonomia, respeito, cooperação, solidariedade e tolerância, fortalecendo as relações interpessoais”.

O local escolhido caracteriza-se por uma grande biodiversidade que, juntamente com as condições amenas do clima, tornaram o espaço extremamente aprazível, constituindo, assim, fonte de inspiração para as atividades literárias solicitadas. Criados os grupos e produzidos os textos, os momentos criativos foram apresentados, oralmente, pelos alunos ao longo do encontro e deliciaram todos os presentes com o seu engenho.