Câmara do Porto Moniz distribui raticida e moluscicida a todas as habitações

Principiou hoje a distribuição gratuita de raticida e moluscicida, por parte da Câmara Municipal de Porto Moniz, por todas as freguesias daquele concelho.

Até à próxima quinta-feira, a autarquia deslocará a todas as freguesias uma equipa que procederá à distribuição de 3 kg de raticida e 1kg de moluscicida, por cada casa habitada, à semelhança do que tem vindo a acontecer em anos anteriores.

O investimento da autarquia, que ascende aos 26 mil euros e garantiu a aquisição de 6.5 toneladas de raticida e moluscicida, visa, de acordo com o presidente da Câmara Municipal, “apoiar não apenas os agricultores do concelho, protegendo as suas plantações, mas também a restante população, que vê também protegidas as suas habitações e terrenos circundantes”.

Na distribuição deste ano foram retomados os moldes pré-pandemia, pelo que a mesma decorrerá, nos seguintes locais/horários:

– Dia 26 de Abril (terça-feira): Achadas da Cruz – Salão Paroquial das Achadas da Cruz, das 10h00 às 12h00 e Ribeira da Janela – Junta de Freguesia da Ribeira da Janela, das 14h30 às 16h30.

– Dia 27 de Abril (quarta-feira): Santa do Porto Moniz – Junta de Freguesia do Porto Moniz, das 10h00 às 12h00 e Vila do Porto Moniz – Armazém da Câmara Municipal. Das 14h00 às 16h00.

– Dia 28 de Abril (quinta-feira): Lamaceiros – Salão Paroquial dos Lamaceiros, das 10h00 às 12h00 e Seixal – Junta de Freguesia do Seixal, das 14h30 às 16h00.

O edil Emanuel Câmara destacou ainda o facto de a Câmara Municipal de Porto Moniz continuar a cumprir o compromisso de distribuir produtos de controlo de pragas, por todo o concelho, no mês de Abril, altura em que estes têm maior utilização, num claro apoio ao sector primário, sendo de salientar que a autarquia disponibiliza também, desde 2017, um outro apoio destinado aos criadores de gado do concelho, destinado a comparticipar as despesas inerentes ao transporte para o abate de três animais por ano, no valor máximo de €50 por transporte.