Governo Regional assinala com conferências o Dia Mundial da Saúde

No dia 7 de Abril, assinala-se o Dia Mundial da Saúde 2022, este ano, sob o mote “Nosso Planeta, Nossa Saúde”. Com o fito de assinalar a data, a Direcção Regional da Saúde e o Serviço de Saúde da RAM (SESARAM), promovem duas conferências.

A Direcção Regional da Saúde promove, pelas 12h00, no auditório do Centro de Estudos e História do Atlântico, no Funchal, a conferência dedicada ao tema “Digital Public Health for Global Emergencies”, com a especial participação da pesquisadora, professora e directora do UCL/IRDR Center for Digital Public Health in Emergencies, Patty Kostkova, uma iniciativa aberta a todos os profissionais com interesse nesta matéria.

Paralelamente, dirigido a um grupo mais restrito (nomeadamente técnicos da área da saúde ambiental da Direcção Regional de Saúde), decorrerá um seminário no âmbito do projecto que está a ser desenvolvido com o Institute for Risk & Disaster Reduction, Centre for Digital Public Health in Emergencies – University College London.

Integrado nesta comemoração, o Serviço de Saúde da RAM, SESARAM promove pelas 18h00, na Sala de Conferências do Hospital Dr. Nélio Mendonça, no Funchal, uma conferência dedicada à humanização, sob o tema “A nossa Saúde”, aberta a todos os interessados, com a especial participação do capelão do Hospital dos Marmeleiros, Pe. Fernando Soares, e do professor José Fonseca Pires.

O capelão do Hospital dos Marmeleiros e ex-capelão do Centro Hospitalar Universitário de São João, no Porto, Pe. Fernando Soares, é convidado a abordar o tema “Humanizar é colocar-se no lugar do outro?”.

Para abordar a temática “Humanização na Saúde”, o SESARAM convida o professor, responsável da área de Comportamento Humano na Organização e diretor do Programa de Alta Direcção de Instituições de Saúde (PADIS) da AESE Business School e um dos autores do livro “Sonhando com um Hospital Optimista”, José Fonseca Pires.

Na ocasião, será também apresentada a nova “Comissão de Humanização” do SESARAM.

O secretário regional da Saúde e Protecção Civil, Pedro Ramos, acompanhar as iniciativas.

O Dia Mundial da Saúde assinala-se, anualmente, a 7 de Abril, e, este ano, tem como mote o “Nosso planeta, nossa saúde”, com particular atenção em acções urgentes necessárias para manter as pessoas e o planeta saudáveis e promover um movimento para criar sociedades focadas no bem-estar.