Anteprojecto do teleférico do Curral estarão em breve em consulta pública

 

O presidente do Instituto de Florestas e Conservação da Natureza revelou hoje na Assembleia Legislativa da Madeira que o “anteprojecto e o estudo de impacto ambiental” para a construção do teleférico do Curral das Freiras ficam disponíveis para consulta pública na próxima semana, “para que as pessoas possam contribuir com a sua opinião”.

As declarações de Manuel Filipe foram proferidas na Comissão Especializada de Recursos Naturais e Ambiente, durante a audição que visou esclarecer questões “sobre a implementação no Curral das Freiras de um parque de aventuras radicais”.

O anteprojecto de construção do teleférico no Curral das Freiras surgiu “dos anseios do Governo Regional” e pretende “ajudar a promoção do turismo” na localidade. Recorde-se que a polémica em torno do impacto negativo que este projecto terá na paisagem natural tem sido muita, e ainda promete fazer correr muita tinta.

“Vai ter três estações: no Curral das Freiras, no Jardim da Serra, e no Paredão”, onde “apenas uma pequena infraestrutura coincide com a área protegida”, referiu o presidente do Instituto. Inclui parques de aventura que permitirão aos visitantes “conhecer o património natural” da freguesia do Curral das Freiras, afirmou.

Com cerca de 3km, este será o segundo teleférico mais longo da Europa, e pode gerar entre 35 a 40 postos de trabalho, refere-se.

Se o anteprojecto avançar, a “conceção do projecto, a construção e a exploração” serão entregues aos privados.