Nova associação denomina-se “Observatório das Paisagens e Panoramas”

Um comunicado dá-nos conta da criação de uma nova associação ambientalista, vocacionada para as áreas de intervenção da paisagem e conservacionismo dos espaços panorâmicos naturais da Região Autónoma da Madeira. Intitula-se “Associação Observatório das Paisagens e Panoramas do Arquipélago da Madeira”, e a sua apresentação pública e aos media regionais realizar-se-á pelas 15:00 horas da próxima quarta-feira dia 23 de Fevereiro, pelas 16:00 no Cais da Ponta do Sol, (Restaurante Sol Poente).

A associação propõe-se promover a realização de estudos à diversidade e à transformação da Paisagem, a várias escalas, tendo em consideração as suas causas e consequências de carácter biofísico, económico e sociocultural; defender o ambiente, o património natural e a conservação da natureza; organizar acções de defesa, comunicação, promoção, divulgação e educação para a preservação da qualidade visual das paisagens como património histórico-cultural global de interesse para humanidade e para a promoção do desenvolvimento sustentável.

A sua intervenção desenvolver-se-á no âmbito Regional, Nacional e Internacional, afirma-se.

Durante a apresentação a associação promete pronunciar-se sobre trabalhos que já realizou e outros em curso, “como sejam os relacionados com as AZIAS (áreas de pisciculturas nos mares a sul da Ilha) e do projecto de Teleférico do Curral das Freiras”.

O Observatório das Paisagens e Panoramas da Madeira assume-se como promotor de todas os princípios, objetivos e acções das seguintes organizações internacionais:

  1. a) “União Internacional para Conservação da Natureza” (UICN/IUCN);
  2. b) “Agência Europeia do Ambiente” (AEA);
  3. c) “Foundation for Environmental Education” (FEE);
  4. d) “Worldwide Fund for Nature” (WWF)