Colocação de defensa foi razão do Lobo Marinho não vir ontem

Rui Marote
O “desejado” chegou hoje à Pontinha cerca das 10h15. Afinal os cabeços foram concluídos pela AFA em tempo recorde, uma vez que a vinda do ferry foi antecipada uma semana mais cedo. O comandante do Lobo Marinho fez questão de que a defensa fosse colocada no mesmo local onde estava.
Ultimavam-se os trabalhos finais da recuperação da escada de acesso a pequenas embarcações, que fica bloqueada quando o navio está atracado e que só esta manhã teve o seu término.
O Porto do Funchal Cais Sul Pontinha ganha mais alguns metros junto ao forte de Nossa Senhora da Conceição: foram colocados três novos cabeços de grande tonelagem e novas condutas de água, e efectuada a recuperação de uma escada muito degradada.
O Lobo Marinho vai usar um dos cabeços e os restantes para navios de cruzeiros, ganhando espaço para atracagem.
A Pontinha está equipada em toda a extensão com novos cabeços de atracagem. As obras de beneficiação no porto continuam e muito se tem feito. Segue a beneficiação do túnel da entrada em que o passeio do lado esquerdo será alargado para que uma cadeira de rodas possa circular e os peões não possam caminhar na faixa de rodagem. O passeio do lado direito será eliminado.
No cais 6 norte podemos anunciar que o elevador de acesso ao calçadão e que se prolongou pelos séculos dos séculos, passando por diversas administrações e que o FN e o Estepilha em particular muito “badalaram”, já chegou e ficará concluído nos últimos dias de Fevereiro. Caso para dar graças aos céus.
O FN informa que o projecto das obras da velha marina, dentro de duas semanas fica concluído.