VIII Encontro de História Regional e Local na Escola abre amanhã na Gonçalves Zarco

O secretário regional de Educação, Ciência e Tecnologia, Jorge Carvalho, estará presente, sexta-feira (4 de fevereiro), pelas 9h15m, na sessão de abertura do VIII Encontro de História Regional e Local na Escola, que terá lugar na sala de sessões da Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco.

Esta iniciativa da Secretaria Regional de Educação, Ciência e Tecnologia, através da Direção Regional de Educação, no âmbito do Projeto História da Madeira, realizar-se-á nos dias 4, 11 e 12 de fevereiro de 2022, este ano subordinada ao tema “Movimentos Migratórios Regionais: passado e presente”.

Neste VIII Encontro de História Regional e Local na Escola, está prevista a participação de vários oradores (alguns a partir de outros pontos do mundo) para uma contextualização teórico-expositiva sobre o tema, que desde sempre fez parte da realidade histórico-cultural do arquipélago madeirense, divulgando experiências profissionais e outros estudos/investigações. Pretende-se ainda fomentar uma abordagem pedagógica, na sala de aula, junto dos alunos, acerca destes movimentos migratórios regionais, a partir dos conhecimentos adquiridos.

No dia 11 de fevereiro de 2022 (sexta-feira), está agendada uma visita de estudo ao Arquivo Regional e Biblioteca Pública da Madeira, na qual os formandos poderão contactar com diversas fontes históricas sobre esta realidade histórico-cultural e, sobretudo, documental, relacionada com a temática em estudo. A referida atividade ocorrerá em dois momentos diferentes, uma vez que os participantes estarão divididos em duas turmas, de acordo com a sua disponibilidade em termos de horário (turma da manhã ou turma da tarde) e de forma a cumprir com as atuais medidas em vigor decorrentes da situação de contingência existente na Região Autónoma da Madeira.

Por sua vez, no dia 12 de fevereiro (sábado), haverá uma sessão online para os formandos através da plataforma de comunicação Zoom, para que haja o esclarecimento de eventuais dúvidas sobre o trabalho desenvolvido ao longo do evento.

Esta atividade formativa surge na continuidade do trabalho desenvolvido nas edições anteriores do Encontro de História Regional e Local na Escola, que sempre preconizaram a promoção, divulgação e valorização da História Regional e Local (HRL). Terá a duração de 16 horas e destina-se a professores de todos os grupos de recrutamento, investigadores e agentes culturais.