Fotos: Rui Marote
A partida das embarcações participantes na regata “Transquadra” encheu hoje o olho de quem observava a baía do Funchal, com os numerosos veleiros em competição. Em direcção à Martinica, os mais de setenta veleiros participantes na conhecidas prova atlântica terão de percorrer agora um longo caminho até chegar ao seu próximo destino. O Clube Naval participou desta feita na organização desta regata.
A Transquadra é uma prova transatlântica que decorre todos os anos, já desde 1993. Na edição de 2021, houve dois portos de partida para a primeira etapa, rumo à Madeira; desde Lorient e também Marselha. O mesmo se repetiu este ano.
A organização é da responsabilidade do Clube Náutico de L’Hoedic.
Os barcos que participam devem ter entre 9 metros e meio e 11 metros, aproximadamente. A regata é reservada aos marinheiros com mais de 40 anos. Pode ser disputada em solitário, ou em duo.
Em França há uma grande cultura marítima, dos desportos náuticos e da vela em particular. Muitos investem as suas reformas na compra de um barco à vela, embora naturalmente haja também quem recorra a patrocínios para poder entrar em provas náuticas. O certo é que se mantêm as provas náuticas e os desafios muito ao longo da idade adulta, até mesmo à terceira idade, pode dizer-se. É toda uma cultura de mar.