No decorrer dos dias 21 e 30 de Janeiro, o Teatro Municipal Baltazar Dias recebe uma exposição inclusiva, designada por ‘Acessibilidade à Informação na Educação: do braille e imagens tácteis ao multiformato’. A mostra terá lugar no Salão Nobre, entre as 9 e as 17 horas. Esta iniciativa da Secretaria Regional da Educação resultou da parceria com a Câmara Municipal do Funchal. A entrada é livre e gratuita, informa o Teatro.
Esta exposição apresenta um conjunto de trabalhos realizados na área da acessibilidade à informação, tendo como objectivo a integração de todo o público com diversidades funcionais, nas escolas da Região, desde os anos 80 até a actualidade.
Pretende-se dar a conhecer o processo evolutivo das imagens tácteis, em diversas áreas, como na biologia, geografia, TIC, história, físico-química, matemática, educação física, literatura e museologia. Ao mesmo tempo, irá proporcionar às crianças um espaço reservado com livros, de autores madeirenses, em braille, imagens tácteis e livros digitais com caracteres ampliados, símbolos pictográficos, leitura fácil, LGP e áudio.
Da áudio-descrição aos audioguias; das imagens tácteis bidimensionais aos modelos tridimensionais; as maquetes em 3D e realidade virtual; entre outras tecnologias de apoio comummente utilizadas na adaptação de conteúdos curriculares e materiais. Uma evolução que permitiu, ao longo do tempo, integrar todas as pessoas na sociedade, independentemente das suas capacidades físico-sociais.
Para agendamento/marcações de escolas: servicoeducativo.tmbd@cm-funchal.pt
Para mais informações: daat.dre@madeira.gov.pt