Yara Gutkin: primeiro espectáculo no Funchal no âmbito da Rede de Programação Acessível

No próximo dia 3 de Dezembro, pelas 21 horas, decorrerá no Funchal o concerto “Mama” de Yara Gutkin, cantora, pianista, compositora e maestrina coral nascida em Madrid. “Serão apresentadas canções que vão desde a mais tradicional até à mais actual, tratadas de uma forma única e variada, e escritas num tom intervencionista, que reclama o papel da mulher na contemporaneidade”, assegura uma nota de imprensa.

“Mama” compõe assim um retrato do que é ser mulher e mãe antigamente e agora. O espectáculo contará com serviços de audiodescrição para cegos e amblíopes e interpretação em língua gestual portuguesa para surdos.

No disco de sua autoria intitulado “Mama”, a artista “celebra a maternidade, a poesia e a multiculturalidade musical e reflecte as suas vivências em Portugal, Espanha, Argentina, Cuba e Brasil”, refere uma informação acessível na Web.

Entretanto, no Funchal e não só, o objectivo é, durante a presente temporada artística, melhorar as condições de acesso à programação para pessoas com deficiência visual e para o público surdo.

A Rede de Programação Acessível permitirá uma melhor colaboração e partilha de recursos entre os seus membros. Integram, nesta fase, a Oficina, o Cine-Teatro Louletano, o Teatro do Noroeste – Centro Dramático de Viana, o Teatro Municipal Baltazar Dias e o Teatro Municipal da Guarda.

A Rede é coordenada pela Acesso Cultura e conta com o apoio da BPI e da Fundação “La Caixa”.