À margem da cerimónia desta tarde de apresentação da obra Dicionário As Mulheres e a Unidade Europeia, na Assembleia Legislativa da Madeira, Miguel Albuquerque prestou declarações sobre a pandemia ao Funchal Notícias. “A última informação que tenho é que houve hoje mais 600 e tal vacinados no Madeira Tecnopólo e mais de duzentas pessoas foram vacinadas pela primeira vez.”
O presidente do Governo Regional desmente que a situação dos internamentos no hospital seja já de descontrolo. “Não está fora de controlo. A população deve estar tranquila e cumprir as regras. Neste momento, a situação dos internamentos hospitalares, quer na área covid quer nos cuidados intensivos, está perfeitamente estável. Não vale a pena estarmos a fazer qualquer alarme”. Confrontado com as duas mortes hoje anunciadas, somadas às anteriores, Miguel Albuquerque replica: “Por isso mesmo temos de tomar estas medidas mais restritivas e vamos ter de cumprir tudo nas próximas duas semanas para controlar a situação”.
O chefe do executivo descarta a possibilidade do confinamento: “Penso que não é necessário. A pessoas estão a cumprir, estão a ser vacinadas, os testes vão permitir controlar a situação. Sanidade e cumprir as regras”.
Quanto `testagem nas escolas, o presidente garante que é para continuar e vai intensificar a testagem sobretudo nos alunos com idades inferiores a 10 anos, com o teste PCR, que dará uma garantia maior de controlo da pandemia”.
Quanto aos negacionistas, defende que não pode impor, e volta a recomendar a vacinação.