CMF assinala Dia Nacional do Mar embora pandemia não permita visitas

A vereadora Margarida Pocinho, com o pelouro da educação e ciência, esteve hoje na Estação da Biologia Marinha da Câmara Municipal do Funchal numa visita de trabalho destinada a marcar o Dia Nacional do Mar, bem como o aniversário da morte de Luiz Saldanha, pai da moderna biologia marinha e oceanografia em Portugal,

O cientista  manteve uma longa e frutuosa relação de trabalho científica com os mares da Região, sendo seu interlocutor privilegiado Manuel Biscoito.

Na Estação de Biologia Marinha, desenvolvem a sua actividade duas equipas de investigadores: a da Divisão de Ciência da Câmara Municipal do Funchal e a da Faculdade das Ciências da Vida da Universidade da Madeira. As duas equipas participam em vários projectos de investigação, incluindo estudos sobre a diversidade dos peixes e crustáceos do mar profundo da Macaronésia, biologia e migração das tartarugas marinhas, parasitologia de peixes, espécies invasoras, biologia e ecologia costeira, biologia e migração das aves marinhas e peixes pelágicos da Madeira.

Na Estação, refere um comunicado camarário, está também alojada a colecção marinha do Museu de História Natural do Funchal, com mais de 100.000 espécimes de peixes e invertebrados marinhos. A Estação conta com uma biblioteca científica especializada, a “Biblioteca Luiz Saldanha”.

Ao longo dos seus 23 anos de existência a Estação proporcionou a publicação de mais de 30 trabalhos científicos e a realização de teses de mestrado e doutoramento de jovens investigadores nacionais e estrangeiros.

A Estação é membro da Rede Europeia de Estações de Biologia Marinha e unidade de investigação do IMAR – Instituto do Mar, do OOM – Observatório Oceânico da Madeira e do MARE – Centro de Ciências do Mar e do Ambiente.

Habitualmente a Estação celebra o Dia Nacional do Mar com eventos e visitas guiadas. Este ano, devido à pandemia e a obras de conservação em curso não é possível fazer tal coisa.

Contudo está patente no Museu de História Natural do Funchal uma exposição dedicada aos mariscos da Madeira, uma iniciativa inserida no âmbito do projecto MARISCOMAC, co-financiado pelo programa Interreg MAC (Madeira, Açores, Canárias e Cabo Verde).