PS congratula-se com a reabertura das urgências de Santana 24 horas por dia

Os deputados do PS-Madeira vieram congratular-se com a aprovação, hoje, em plenário da Assembleia Legislativa da Madeira, do projecto de resolução que recomenda ao Governo Regional a reposição do atendimento permanente do serviço de urgência do Centro de Saúde de Santana.

“Finalmente fez-se justiça e o Parlamento reconheceu a necessidade de devolver este direito das pessoas à saúde”, afirma a deputada Tânia Freitas, natural de Santana e proponente do projecto, que considera que esta aprovação representa “uma vitória para as pessoas de Santana”.

O encerramento nocturno do serviço de urgência de Santana ocorreu em 2012, com base nos argumentos económico e de baixa afluência de utentes, situação que tem motivado o descontentamento dos utentes, que veem a sua segurança e a sua saúde postas em causa, já que têm de se deslocar às urgências do concelho de Machico, com os constrangimentos inerentes, referem os socialistas.

Este é um problema para o qual o Ps já tem vindo a alertar várias vezes e em torno do qual só agora foi possível reunir consenso.

Tânia Freitas lembra que o concelho de Santana é muito disperso e tem uma população na sua maioria envelhecida e mais necessitada de cuidados de saúde, razão pela qual este serviço é ainda mais determinante.

“Com esta decisão do Parlamento, brevemente as pessoas de Santana vão poder sentir-se seguras, caso precisem de cuidados médicos urgentes durante a noite”, declara a deputada.