“Outubro Rosa”: caminhadas procuram sensibilizar para a prevenção do cancro da mama

No âmbito do ‘Outubro Rosa’, dedicado à prevenção do cancro da mama, o Núcleo Regional da Madeira da Liga Portuguesa Contra o Cancro está a promover um conjunto de caminhadas, organizadas pelas diferentes delegações.

Depois do Porto Santo, na passada sexta-feira, foi a vez de Machico no sábado, onde dezenas de pessoas se juntaram numa marcha pela cidade, levando uma mensagem de união e de solidariedade, mas também de esperança e da necessidade de prevenir a doença, refere um comunicado.

No dia 30, está também marcada uma outra caminhada na Ilha, em Santana.

Durante este mês assinala-se o Dia Mundial da Saúde da Mama, a 15, e o Dia Nacional de Luta Contra o Cancro da Mama, a 30.

Este é o motivo pelo qual a Liga Portuguesa Contra o Cancro desenvolve o movimento Outubro Rosa, que nasceu nos Estados Unidos e se assinala em todo o mundo, procurando incentivar à prevenção e diagnóstico precoce do cancro da mama. Com esse propósito, além das caminhadas estão a ser realizadas diversas iniciativas, que envolvem várias entidades.

O cancro da mama é um relevante problema de saúde pública. Segundo os dados estatísticos mais recentes (Globocan, 2021), é o mais frequente em Portugal e em todo mundo.

Se diagnosticado e tratado precocemente, o cancro da mama tem uma taxa de cura superior a 90%. A prevenção e diagnóstico precoce são fundamentais para o aumento da sobrevivência e manutenção da qualidade de vida da mulher.