XVI Seminário Internacional de Educação Física, Lazer e Saúde de 11 a 13 de Novembro em formato online

A Universidade da Madeira (UMa) realiza, de 11 a 13 de Novembro, a décima sexta edição do Seminário Internacional de Educação Física, Lazer e Saúde (XVI SIEFLAS).

Esta edição, sob o tema “Compreender, Intervir, Transformar”, decorrerá em formato online e é organizada em parceria com a Universidade do Minho, Universidade dos Açores, Universidade Tecnológica Federal do Paraná e Universidade Pontifícia Católica do Paraná, informa a UMa.

O programa do Seminário inclui 4 conferências, 3 mesas-redondas e 4 sessões de comunicações orais, cada uma delas desenvolvida em diversas salas em simultâneo.

A conferência de abertura, intitulada “Mens Sana in Corpore Sano: a mentira do desporto de rendimento?”, será proferida por Sidónio Serpa, da Universidade Lusófona. No segundo dia do Seminário, António Rosado, da Universidade de Lisboa, irá abordar o “Bullying em Desporto – Investigação e intervenção”, e Rui Garcia, da Universidade do Porto, irá incidir a sua intervenção no tema “Contra a Inclusão! Uma perspetiva a partir do conceito de Diversidade Humana”. A conferência de encerramento estará a cargo de Beatriz Pereira, da Universidade do Minho, que irá falar sobre “Bullying e ciberbullying”.

As mesas-redondas serão dedicadas aos temas “Olhares sobre a saúde da criança”, “Desporto, Lazer e Turismo” e “Innovative strategies for education and health during COVID-19 times: main findings from China, Spain and Portugal”, e moderadas, respetivamente, por Graça Carvalho, da Universidade do Minho; João Prudente, da Universidade da Madeira; e Rui Mendes, do Instituto Politécnico de Coimbra.

O espectro temático das cerca de 70 comunicações orais é amplo, estando divididas em oito grandes áreas:  Atividade Física e Saúde, Educação Física e Desporto em Crianças e Jovens, Formação de Professores, Jogo e Desenvolvimento das Crianças, Multiculturalidade e Crianças com Necessidades Especiais, Violências e Bullying, Turismo Desportivo e Lazer e, finalmente, Educação e Promoção da Saúde.

As inscrições são online e estão a decorrer até dia 7 de Novembro. No entanto, até 24 de Outubro o valor de inscrição é mais baixo. Todas as informações sobre o Seminário podem ser acedidas a partir do site do evento (https://sieflas2021.web.uma.pt) e através do e-mail sieflas2021@mail.uma.pt.

O Seminário Internacional de Educação Física, Lazer e Saúde (SIEFLAS) foi realizado pela primeira vez em 2003, tendo alcançado a internacionalização em 2008. Actualmente está consolidado e acontece todos os anos, alternando a organização das edições entre Portugal e Brasil.