Revista “Ágora” apresenta número especial dedicado ao Projecto Gynecia

A Revista “Ágora: Estudos Clássicos em Debate” dedicou a sua mais recente edição ao Projecto Gynecia: Rodrigo de Castro Lusitano e a tradição médica antiga sobre ginecologia e embriologia, refere uma informação da Universidade da Madeira.

Gynecia é um projecto sobre Rodrigo de Castro Lusitano, médico português de origem sefardita que alcançou notoriedade fora do país no século XVII, e o seu tratado de ginecologia De uniuersa mulierum medicina (Medicina completa das mulheres). Este projecto é financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia, tendo como Investigadora Responsável Cristina Santos Pinheiro, docente da Faculdade de Artes e Humanidades da Universidade da Madeira (FAH-UMa).

Os artigos publicados neste número especial da Revista Ágora deveriam ter sido apresentados no II Ciclo Internacional de Conferências Gynecia, previsto para os dias 26 e 27 de Março de 2020, na Universidade da Madeira.  Porém, tal não foi possível devido ao estado de emergência decretado em Portugal, a 18 de Março, devido à pandemia de COVID-19.

Segundo Cristina Santos Pinheiro, investigadora responsável pelo projecto, a publicação deste volume “tem um significado especial, uma vez que vê a luz do dia num momento em que a vacinação se generaliza e se robustecem as perspectivas de recuperação de alguma normalidade”.

Neste volume está reunido um conjunto de textos que exploram perspectivas várias do estudo dos textos antigos, medievais e renascentistas de medicina, em especial no que concerne à condição e às doenças femininas.

Neles se aprofundam também tópicos diversos acerca da obra ginecológica de Rodrigo de Castro Lusitano. O volume conta com a participação de autores nacionais e estrangeiros, entre os quais a dos docentes Cristina Pinheiro e Sílvio Fernandes, da FAH-UMa, e conta na Comissão Científica, entre outros, com Joaquim Pinheiro e José Sotero Gomes.

O volume está inteiramente disponível em acesso aberto, no seguinte endereço:

https://proa.ua.pt/index.php/agora/issue/view/805/%C3%81gora%2023.1%20%282021%29

Ágora é uma revista especializada na área de estudos clássicos e está indexada, entre outros, em ISI Web of Knowledge; DIALNET; DOAJ; L’Année Philologique; LATINDEX; EBSCO Publishing.