PSD promete Roteiro Turístico e “Turismo Activo” para Santana

O candidato do PSD-M à Câmara Municipal de Santana, João Paulo Luís, frisou hoje a aposta que pretende imprimir ao sector do turismo no concelho. “Santana é muito mais do que um concelho de passagem ou que apenas se visita num dos seus pontos emblemáticos e, mais do que nunca, quando temos turistas que procuram experiências únicas e de qualidade, não podemos deixar de valorizar o nosso potencial (…)”.

A sua proposta é desenvolver parcerias e articulações com os agentes económicos do sector.

João Paulo Luís recorda que a afirmação turística de Santana exige uma estratégia “que tem faltado nos últimos anos”, assente na riqueza e diversidade de todas as freguesias e capaz de valorizar, precisamente, aquilo que distingue o concelho de Santana dos demais.

“É inaceitável que um concelho como o nosso e que é referência da Madeira no exterior não tenha, por exemplo, um Roteiro Turístico, algo que nos propomos a fazer”, prossegue, acrescentando que, dentro deste Roteiro, deverá também ser criado um Roteiro pelas Casas Típicas de Santana e de São Jorge, “para que quem nos visita possa, efectivamente, conhecer a nossa cultura e tradições”.

Defende ainda a aposta no Turismo de Natureza, afirmando que em Santana “é evidente, ao contrário do que sucede noutros concelhos vizinhos, uma total ausência de visão ou acção por parte do Executivo”. Quer ainda promover “Turismo Activo, através da criação de condições para a prática do BTT, caminhadas e trail, entre outras actividades”.

“Não podemos esquecer que Santana é Reserva da Unesco, o que nunca foi devidamente aproveitado por este Executivo, até porque, se não fossem os privados, nem isso seria projectado”, reforçou.

A estas apostas, acresce a estratégia que esta candidatura assume para incentivar o aumento da estadia dos turistas em Santana, materializada no Voucher Turístico já anunciado. Também será criado um Centro de Turismo, em parceria com o Governo Regional, de forma a facultar toda a informação necessária a quem visitar o concelho, promete o PSD.