Maria José Oliveira leva meio século a produzir doçaria de qualidade a partir de produtos biológicos

Maria José Oliveira aprendeu, sozinha, a produzir doçaria tradicional a partir dos seus produtos da terra. Fotos FN

Neste domingo,  a tradicional Feira dos Rabichos, organizada pela Junta de Freguesia de São Martinho, mobiliza as atenções dos visitantes. Um dos principais rostos desta Feira é Maria José Oliveira, amplamente conhecida pelos seus doces e licores caseiros, numa simbiose de boa pastelaria e simpatia.

Feira dos Rabichos, em São Martinho, dinamizada pela Junta de Freguesia local.

De sorriso fácil e umas mãos prendadas para a pastelaria, Maria José Oliveira é uma autodidacta. Cresceu a ver a mãe a confecionar bolos de sabor caseiro, elaborados com produtos biológicos. Depois, cresceu com esta paixão pela doçaria caseira e uniu o amor à terra ao gosto da boa pastelaria. E assim tem sido pela vida fora até aos seus 66 anos de idade, com uma clientela fiel que sabe distinguir os bons sabores dos licores e a boa doçaria.

A “Maria José dos bolos”, como é carinhosamente conhecida pelos amigos e clientes,  é procurada pelos bolos de excelente qualidade, desde o bolo de família ao filadélfia, entre outros, mas também pelas compotas e licores caseiros, confecionados com as frutas dos seus terrenos agrícolas.

Além dos doces,  também comercializa plantas que reproduz nos seus terrenos e que têm sempre muita procura.

Os tempos são outros. A pandemia suspendeu as feiras, locais de encontro de muitos clientes. Mas tudo foi superado e a feira reabriu para gáudio dos vendedores. Maria José procura sempre ir ao encontro das solicitações de quem procura os seus produtos, rejeitando os químicos que tiram o genuíno sabor aos produtos.

https://www.facebook.com/funchalnoticias/videos/358870689285145

 

As flores da Maria José também têm grande procura.

No primeiro e terceiro domingo de cada mês, a Feira dos Rabichos está montada em São Martinho. Mas a grande publicidade desta pasteleira tem passado de boca em boca ao longo de meio século. Gosta de se sentir útil e o amor incondicional à terra dá-lhe vida e alegria. A terra é a seiva do seu trabalho diário e é a partir dela que elabora a doçaria. Os contactos dos clientes, na feira ou por telefone (964773272) são regulares e mantêm-se ao longo de dezenas de anos, porque os clientes não se sentem defraudados.

 

Maria José Oliveira é também uma mulher de oração. Por isso, trabalhará “até quando Deus quiser”, sempre com amor pelo trabalho e muito respeito por todos aqueles que a procuraram para a aquisição de doces de qualidade.