Pedro Calado e Eduardo Jesus na ALRAM para debater mobilidades

É já amanhã, a partir das 15 horas, que o Governo irá ao Parlamento Regional discutir as mobilidades e transportes da Região Autónoma da Madeira, lembra o JPP, que requereu o debate potestativo.

O mesmo contará com a presença do vice-presidente do Governo, Pedro Calado e com o secretário regional de Turismo e Cultura, Eduardo Jesus.

O JPP tem vindo, nos últimos anos, a dar primazia, entre outras, à questão da mobilidade insular (ligações aéreas e marítimas) por esta ser uma prioridade estrutural para a RAM.

Inclusive, o próprio PDES – Plano de Desenvolvimento Económico e Social 2030, refere que a Região deverá reforçar a conectividade marítima e aérea para o transporte de passageiros e mercadorias.

“Entendemos que o actual modelo de mobilidade aérea e marítima enferma de elevados custos e de modelos desactualizados e onerosos de transporte marítimo. Reforçamos que o actual modelo tem servido para o crescimento desproporcional e condicionado a competitividade económica e coesão social da Região”, refere o partido.

Assuntos como o ferry entre a Madeira e o continente, o subsidio de mobilidade e a continuidade territorial têm de ser discutidos, de forma séria e com responsabilidade, matérias que motivaram o requerimento agora proposto pelo JPP, acrescenta o comunicado de imprensa.