Sobrevoo de aviões e salvas de canhão da fragata: conheça o desenrolar da cerimónia do 10 de Junho

Carros de combate também estarão visíveis na marginal do Funchal: foto ontem colhida quando os mesmos entravam no RG3

Uma série de cerimoniais e honras militares estão previstas para hoje na baixa funchalense, aquando das comemorações do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas. Logo às 10h10 estarão prontas e no local, na marginal do Funchal, as forças em parada. Depois das chegadas dos convidados às tribunas e das altas entidades com honras militares, que incluem, além dos titulares dos órgãos de governo próprio da Região, o primeiro-ministro, o ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, o ministro da Defesa Nacional, João Gomes Cravinho, e o presidente da Assembleia da República, Ferro Rodrigues, e dos mais altos representantes dos três ramos das forças armadas, do Chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas e de diversos magistrados que presidem a tribunais, iniciar-se-á a cerimónia propriamente dita, com escolta ao presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

Pelas 11h00 em ponto, decorrerá então a continência das Forças em parada ao Presidente da República (a Banda Militar da Madeira tocará o Hino Nacional, que será cantado pelos militares e em simultâneo, e a fragata “Álvares Cabral” executará uma salva de 21 tiros regulamentares).

Logo depois, Marcelo Rebelo de Sousa fará uma revista às forças em parada, seguindo-se uma cerimónia de homenagem aos mortos.

Pelas 11h20 terá lugar a intervenção da presidente da Comissão Organizadora das Comemorações do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, a médica madeirense do SESARAM, Carmo Caldeira.

Pelas 11h30 haverá a intervenção do Presidente da República; pelas 11h40 a cerimónia de imposição de condecorações; pelas 11h50 o desfile das Forças em Parada e, pelas 12h15, uma apresentação e sobrevoo de aeronaves F16 da Força Aérea Portuguesa (FAP).

As forças em parada são constituídas pelas seguintes unidades, num total de 153 militares:

• Comandante das Forças em Parada, Tenente-Coronel Piloto Aviador José Dias;
• A Banda Militar da Madeira;
• O Bloco de Estandartes Nacionais representativos do Estado-Maior-General das Forças Armadas, de Unidades da Marinha, do Exército, da Força Aérea e da Liga de Combatentes, com uma Escolta de Honra constituída por um Pelotão de Cadetes da Academia da Força Aérea;
• Uma força conjunta de escalão companhia, a 3 pelotões dos Ramos das Forças Armadas (cada pelotão constituído por 1 oficial, 3 sargentos e 18 praças): Pelotão da Marinha constituído por militares do Batalhão de Fuzileiros N.º 1; Pelotão do Exército pertencente ao Regimento de Guarnição N.º 3 da Zona Militar da Madeira; Pelotão do Centro de Formação Militar e Técnica da Força Aérea. Integra ainda o desfile uma formação de antigos combatentes.

Além da fragata “Álvares Cabral” que, no decorrer da cerimónia, executa as salvas de tiros, estarão expostas ao longo da Avenida do Mar seis viaturas tácticas do Exército: duas PANDUR II 8×8, uma VAMTAC ST5, uma VAMTAC SOF e duas Polaris MZR.

A 2000 pés de altitude, estará uma formação de aeronaves F-16M da Força Aérea, pertencentes às Esquadras 201 e 301, sediadas na Base Aérea N.º 5, em Monte Real, que irá sobrevoar o local durante a cerimónia de homenagem aos mortos, informam-nos da Presidência da República.

Entre os chefes militares presentes, contam-se:

• Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, Almirante Silva Ribeiro
• Chefe do Estado-Maior da Armada, Almirante Mendes Calado
• Chefe do Estado-Maior do Exército, General Nunes da Fonseca
• Chefe do Estado-Maior da Força Aérea, General Nunes Borrego

Falando de magistrados presentes, registem-se os seguintes:

• Presidente do Tribunal Constitucional Juiz Conselheiro João Caupers
• Presidente do Supremo Tribunal de Justiça, Juiz Conselheiro Henrique Araújo
• Presidente do Supremo Tribunal Administrativo, Juíza Conselheira Dulce Neto
• Presidente do Tribunal de Contas Juiz Conselheiro José Tavares
Autoridades Regionais

Estará ainda no local, naturalmente, o representante da República para a RAM, juiz conselheiro Ireneu Cabral Barreto.

Entre outras entidades presentes, contam-se deputados à AR e ao Parlamento Europeu pelo Funchal; Comissão Organizadora do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas; o cardeal José Tolentino Mendonça; o bispo da Diocese do Funchal, Nuno Brás; o presidente da Conferência Episcopal Portuguesa, José Ornelas Carvalho; o Núncio Apostólico, monsenhor Ivo Scapolo, em representação do Corpo Diplomático; e outras entidades regionais, como já foi dito, formando, nas tribunas, um total de 138 convidados.

Na cerimónia de homenagem aos mortos será executado o toque de “Silêncio”, seguido do toque a “Mortos em Combate” durante o qual, em recolhimento, os presentes devem recordar aqueles que “Por obras valorosas se libertaram da lei da morte”, seguindo-se um minuto de silêncio, refere nota da Presidência.

Irá, como já foi dito, ser efectuado o sobrevoo do local, num gesto de homenagem, por uma esquadrilha de caças F-16M da Força Aérea, pertencentes às Esquadras 201 e 301, sediadas na Base Aérea N.º 5, em Monte Real e liderada pelo Tenente-Coronel Piloto-Aviador Duarte Freitas.

Entre as condecorações que serão impostas, contam-se a Ordem Militar de Cristo, que se destina a distinguir destacados serviços prestados ao País no exercício das funções de soberania.

O Presidente da República e Comandante Supremo das Forças Armadas vai impõr as insígnias de
Membro Honorário da Ordem Militar de Cristo aos Estandartes Nacionais do Estado-Maior General das Forças Armadas, do Estado-Maior da Armada, do Estado-Maior do Exército e do
Estado-Maior da Força Aérea.