Semana das Artes na Escola Secundária Jaime Moniz inaugurada com o lema “Arte-Expressão-Vida”

 

 

FOTOS CARLOS RODRIGUES.

 

A entrada principal do “Liceu” foi hoje ocupada por alunos que vestiram a pele de verdadeiros e apaixonados artistas, entusiasmados com um concurso artístico de ilustração. Uma forma singela mas criativa de assinalar a abertura da Semana da Artes na Escola Secundária Jaime Moniz, com o objetivo de prestar homenagem ao sentido da arte na vida dos jovens estudantes, com tantos sonhos por concretizar.

Jorge Carvalho, secretário regional da Educação, da Ciência e da Tecnologia, esteve presente na inauguração do evento que “veste” de colorido o emblemático Liceu, justamente com a diversidade cromática das paletas da arte. O governante deixou palavras de grande estímulo aos dinamizadores da iniciativa, o grupo disciplinar de Artes Visuais, que ano após ano se esmera na apresentação de trabalhos de grande qualidade.

Também a presidente do Conselho Executivo da ESJM, Ana Isabel Freitas, aplaudiu o trabalho e dinamismo dos alunos e docentes das Artes numa instituição escolar com um diálogo plural com os vários saberes tendo sempre em vista a formação do aluno no seu todo.

Na inauguração da Semana das Artes da ESJM, que se prolonga até 14 de maio, foi inaugurada a Exposição  “Arte – Expressão – Vida”, uma mostra de trabalhos desenvolvidos nas disciplinas das Artes Visuais, patente no Largo do Museu, de 10 a 14 de maio; foi também inaugurada a Exposição de ilustração do artista plástico António Pascal, patente no átrio da entrada principal, na mesma data. Foi igualmente dado início ao Concurso de ilustração, que decorreu no pátio da entrada principal, entre as 9:30 e as 13horas desta segunda feira.

O delegado do grupo disciplinar das Artes, Carlos Rodrigues, defendeu que “a Arte é uma expressão do que de mais nobre e profundo existe na Natureza Humana, é uma janela onde recordamos quem fomos, elevamos quem somos e idealizamos quem pretendemos ser. Desde a sua génese, as artes plásticas, a arquitetura, o design, e a multimédia são parte integrante da nossa cultura, registando o nosso sentir, as nossas crenças, os nossos momentos mais marcantes, e produzem alguns dos nossos maiores feitos.”

Segundo Carlos Rodrigues, “as diferentes artes têm contribuído para construir e definir a sociedade, que é um propósito partilhado pela instituição Escola. É no sentido de valorizar a expressão artística que vamos celebrar a Semana das Artes da Escola Secundária Jaime Moniz, subordinada ao tema “Arte-Expressão-Vida”. Esta iniciativa só foi concretizada com o apoio da Comunidade Educativa envolvida, Conselho Executivo, corpo docente e não docente, bem como aos nossos colegas que criaram todos os trabalhos.”

Referindo-se ao programa, Carlos Rodrigues informou que, “durante estes cinco dias está previsto um conjunto de atividades que visam tornar a Arte mais presente no dia-a-dia da Comunidade Escolar. Na realidade, hoje não celebramos verdadeiramente o seu início, já que esta semana tem sido vivida desde o arranque do ano letivo. Nos meses que antecederam esta data, alunos e professores de várias áreas disciplinares têm concebido trabalhos para os concursos de fotografia, vídeo e ilustração. Por outro lado, o trabalho produzido nas disciplinas artísticas do Curso Científico-Humanístico de Artes Visuais e do Curso Profissional de Técnico de Multimédia está patente na Exposição “Arte-Expressão-Vida”, que convidamos a visitar de hoje até sexta-feira no Largo do Museu. A exposição de trabalhos em suporte físico ir-se-á prolongar até julho. Durante toda a semana o átrio da entrada receberá a exposição do ilustrador António Pascal, do Museu etnográfico da Ribeira Brava.”

Carlos Rodrigues revelou ainda que, nesta sexta feira, pelas 09h30. na sala de conferências, terá lugar uma mostra dos trabalhos do concurso de vídeo, a que se seguirá a entrega de prémios dos concursos de fotografia, vídeo, ilustração e arte digital. As atividades terminarão com a cerimónia de encerramento da Semana das Artes 2021.