Jorge Carvalho amanhã para entrega de certificações EDUCAmedia

O secretário regional de Educação, Ciência e Tecnologia, Jorge Carvalho, marcará presença amanhã, pelas 11h30m, no auditório da Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos Dr. Eduardo Brazão de Castro, na cerimónia de entrega de certificações do Projecto “Escola EDUCAmedia”. Serão igualmente atribuídos diplomas aos vencedores do concurso #curtaemcasa, lançado pelo Projecto Madeira Curtas, que promoveu a produção de conteúdos em formato de vídeo e a exploração de temáticas da actualidade.

“A certificação ‘Escola EDUCAmedia’ é atribuída por ano lectivo e reconhece determinado estabelecimento de ensino como dinamizador de boas práticas, alicerçadas na capacidade crítica e na criatividade, focadas na estimulação dos alunos para a descodificação de discursos mediáticos, e de uma educação para os media e de uma produção audiovisual consciente, criativa e de qualidade. Há quatro níveis de certificação, de A a D, sendo o nível A o máximo, reconhecido com Certificado e Selo de Excelência”, informa a Secretaria.

Projecto “Madeira Curtas”

Este concurso é operacionalizado pela Direção Regional de Educação, através do Programa Educamedia e visa reconhecer e premiar o trabalho realizado na área do vídeo de curta duração, posicionando-se, assim, como um instrumento importante na promoção da criação de conteúdos audiovisuais, com ênfase na comunidade escolar, mas cuja participação se estende a qualquer pessoa, independentemente da sua profissão, experiência, nacionalidade e local de residência.

Projecto “Escola EDUCAmedia”

O programa EDUCAmedia, lançado no ano lectivo de 2008/2009, perfez uma década e assenta na vertente “Educação para os media”. Apresenta-se como veículo de promoção da inclusão social e exercício da cidadania, procura melhorar a qualidade do ensino nas escolas e a qualidade de vida das comunidades nas quais se insere. Na sala de aula, visa introduzir novos métodos pedagógicos, promover novas técnicas de ensino e formas alternativas de aprendizagem ativa, através do contacto com as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), com os media e com o audiovisual. Esta abordagem enquadra-se na visão educativa relativamente à autonomia curricular das escolas.

O fulcro deste programa é o desenvolvimento da literacia em publicidade e nos media. Além da questão técnica e instrumental, procura-se dotar as crianças e os jovens com ferramentas que as ajudem a compreender e a interpretar a publicidade e a comunicação social, preparando-as para fazerem escolhas informadas e para desenvolverem o seu sentido crítico. Importa que compreendam e interpretem, adequadamente, as mensagens mediáticas que recebem, todos os dias, de diversas proveniências. Este projecto também visa fornecer competências aos alunos e professores na área da produção e realização audiovisual e multimédia, a nível conceptual e prático, proporcionando a aquisição de aptidões genéricas fundamentais relativamente à comunicação, artes e design.

Qualquer temática educativa pode ser trabalhada por este programa numa escola. Desenvolver um plano de actividades no ‘TICultura’ ou analisar um filme emblemático em ‘Aprender com o Cinema’, participar em oficinas de cinema no ‘‘Festival de Audiovisual e Cinema Escolar – FACE’’ ou em cursos do ‘Aprende Online’, efetuar uma reportagem específica para a ‘TV escola’ ou produzir um programa de debate na ‘Webradio’, bem como editar um videograma de sensibilização em ‘Cinedesafios’, interligado com a temática anual do ‘Madeira Curtas’, são opções desafiantes.

“Com os seus projectos, o programa EDUCAmedia contribui sem dúvida para dar resposta a outras prioridades definidas no Currículo dos ensinos básico e secundário, como sejam a utilização de componentes de natureza regional e da comunidade local; a aquisição e o desenvolvimento de competências de pesquisa, avaliação, reflexão, mobilização crítica e autónoma de informação; a promoção de experiências de comunicação e expressão em língua portuguesa e em línguas estrangeiras; o exercício da cidadania ativa; ou o desenvolvimento do trabalho de projeto pelos alunos, enquanto autores”, salienta a Secretaria Regional da Educação.