SESARAM assinala um ano do Gabinete de Apoio ao Cidadão

O Serviço de Saúde da RAM emitiu uma nota salientando que o Gabinete de Apoio ao Cidadão/Balcão do Cidadão foi implementado no dia 12 de Março de 2020, há um ano, portanto.

Este serviço iniciou a sua actividade com 4 profissionais, 2 técnicos superiores e 2 assistentes administrativos. Presentemente, a equipa é constituída por 2 técnicos superiores e 5 assistentes administrativos.

O serviço surgiu no contexto da pandemia da Covid 19, visando a articulação entre utentes e os diversos serviços de saúde, hospitais e centros de saúde da RAM.

Atendendo à imposição de restrição da circulação dos utentes nos serviços de saúde, foi necessário providenciar e acautelar a entrega atempada dos documentos solicitados pelos mesmos.

Assim, passaram a ser entregues no Balcão do Cidadão, as Baixas/Atestados Médicos, as prescrições de medicação, as requisições de exames para realização noutras unidades, os pedidos dos relatórios clínicos e entrega dos mesmos.

O Balcão do Cidadão passou a enviar para os Serviços da Segurança Social, toda a documentação requerida pelos utentes para entrega nesse serviço.

O Balcão do Cidadão colabora ainda no controlo do acesso dos utentes aos diversos serviços, bem como no encaminhamento dos mesmos para consultas e tratamentos.

Durante a restrição das visitas, o Balcão do Cidadão tem articulado entre os familiares dos utentes hospitalizados e os serviços onde se encontram internados.

O Balcão do Cidadão foi ainda designado para fazer o atendimento dos contactos telefónicos pelos utentes e encaminhamento para os respectivos serviços.

O Balcão do Cidadão funciona no átrio de entrada do Hospital Dr. Nélio Mendonça, funciona de segunda à sexta entre as 8:30H e as 19H. Pode ser contactado através dos números 291705763 e 961186549 e ainda através de correio electrónico balcaocidadao@sesaram.pt