Ana Cristina Monteiro salienta apoio aos estudantes universitários

“O Governo Regional continua a apoiar os estudantes universitários através do Passe Sub-23. Uma responsabilidade que deveria ser do Governo da República, tendo em conta os princípios da Constituição”, referiu hoje a deputada do CDS, Ana Cristina Monteiro, numa conferência de imprensa.

“Louvamos os acordos que ontem foram aprovados no Conselho de Governo que permitirão, mais uma vez, que os nossos estudantes universitários e até aos 23 anos, continuem a usufruir dos benefícios do Passe Sub-23. Estes benefícios consistem em descontos nos passes dos autocarros, de 60% e 25%, conforme tenham ou não acção social”, declarou.

Por outro lado, referiu que o Governo Regional, mais uma vez, deu um passo à frente quando esta era uma obrigação e uma responsabilidade do Governo da República até 2018.

Os centristas apontam que, nesse mesmo ano, quando foi alterada a Portaria que regulava esta situação dos Passes Sub-23, esta responsabilidade passou a ser do Governo Regional. E desde então, o Governo Regional tem vindo a apoiar os operadores de transportes públicos, para que estes possam garantir o desconto, nos passes sociais, aos estudantes da Região.

“Assim sendo, para este ano, estamos a falar de um investimento de mais de 120 mil euros. O Governo Regional tem apoiado os operadores de transporte terrestre com uma verba de 484,912€. E este valor representa um apoio para 87.743 estudantes”, referem os centristas.

“O Governo Regional, tal como tem vindo a fazer desde 2018, continuará a apoiar as famílias, continuará a incentivar o uso do transporte público colectivo porque é, desta forma, estando ao lado das pessoas, que conseguimos ultrapassar as situações”, considerou. Finalmente, sublinhou ser “lamentável que, mais uma vez, o Governo da República não cumpra com as suas responsabilidades para com as Regiões Autónomas, violando todo o tipo de direitos constitucionais, direitos esses garantidos aos madeirenses”.