Câmara do Funchal abre Concurso de Promoção nos Bombeiros Sapadores

foto arquivo

A Associação Nacional dos Bombeiros Profissionais (ANBP) anuncia que foi aberto concurso de promoção para as várias categorias nos Bombeiros Sapadores do Funchal, situação há muito reclamada pela ANBP e pelo Sindicato Nacional dos Bombeiros Profissionais (SNBP).

Com a abertura destes concursos, a Câmara Municipal do Funchal cumpre o que recentemente foi acordado com a ANBP e o SNBP. “Assim, esperamos que todos os Bombeiros consolidem de vez a sua categoria profissional, incluindo aqueles que no último concurso tinham sido excluídos apesar de deterem todas as habilitações necessárias para serem promovidos”, refere uma nota de imprensa.

“Esperamos que com esta decisão da CMF este assunto seja resolvido de uma vez por todas, dado que já se arrastava há muito tempo, e que os Bombeiros vejam reconhecidos os seus direitos a nível das suas novas categorias e respectivas antiguidades”, acrescenta o comunicado, onde se apela a todos os bombeiros que procedam à sua inscrição e entrega de toda a documentação solicitada, de forma a que todos os procedimentos legais sejam cumpridos.

“A ANBP e o SNBP vão acompanhar todo este processo de promoções através do seu Gabinete Jurídico, de forma a resolver e esclarecer problemas ou questões que possam surgir relativamente aos concursos para as várias categorias”, promete-se.

A associação afirma que vai continuar a lutar pelos interesses dos bombeiros e que entre as várias questões ainda pendentes, falta ainda a correção salarial dos Bombeiros Sapadores da última recruta, “situação que esperamos possa vir a ser resolvida”.

Só com trabalho, diálogo e muita dedicação, acreditando sempre que é possível, os objectivos são atingidos, diz a ANBP, que informa ainda que, de acordo com a edilidade, “para efeitos de candidatura a concurso para a categoria superior à atualmente detida, se encontram abertos, pelo prazo de 10 dias úteis, a contar da data da afixação do aviso na Divisão de Recursos e na Companhia de Bombeiros Sapadores do Funchal:

  1. a)         Curso de promoção para a categoria de Chefe de 1.ª classe;
  2. b)         Curso de promoção para a categoria de Chefe de 2.ª classe;
  3. c)         Curso de promoção para a categoria de Subchefe Principal;
  4. d)         Curso de promoção para a categoria de Subchefe de 1.ª classe;
  5. e)         Curso de promoção para a categoria de Subchefe de 2.ª classe.