O presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque, visita amanhã, dia 3 de Fevereiro, ao meio-dia, o pavilhão da Escola Secundária Jaime Moniz, mais conhecido como Pavilhão do Funchal. Esta intervenção representou um investimento do Governo Regional de cerca de 240.000 euros, já com IVA.
A obra, a cargo da SREI e da Secretaria da Educação, incluiu a beneficiação exterior e interior do pavilhão. Foram substituídas todas as redes e disponibilizados novos equipamentos, instalações sanitárias e posto médico e pintados todos os interiores. Em suma, foram modernizados os espaços e dada maior comodidade aos utentes do pavilhão, refere um comunicado governamental.
As obras de beneficiação tiveram como principal objectivo voltar a dotar aquele espaço de todas as condições necessárias para a prática desportiva. Começaram em Agosto último e ficaram concluídas em meados do mês de Janeiro passado.
A empreitada visou, no que se refere ao exterior, à substituição integral do revestimento da cobertura do pavilhão por um sistema energeticamente mais eficiente, mantendo-se os seus elementos estruturais, que foram alvo de recuperação.
O novo revestimento combina impermeabilização e estanquicidade com um maior isolamento térmico, permitindo ainda alguma ventilação natural.
A intervenção na cobertura previu também a colocação de tubos solares, que permitem, agora, a entrada de luz natural no pavilhão, reduzindo, consequentemente, o recurso a energia eléctrica durante a utilização diurna do mesmo.
Os pavimentos das bancadas e as paredes exteriores e interiores também foram pintados, bem como substituídos os caixilhos.
Para além destas obras, houve ainda beneficiações das instalações de apoio à actividade desportiva do pavilhão do Funchal, no âmbito das quais foram realizados diversos trabalhos de conservação.
Assim procedeu-se à substituição da instalação eléctrica de iluminação e tomadas nos balneários, hall, fisioterapia e WCs públicos, incluindo iluminação de emergência.
Substituiu-se também a instalação hidráulica, equipamentos de recirculação para conforto térmico e poupança de água na utilização dos duches e instalação elétrica e comando da nova zona técnica das águas quentes sanitárias.
Os trabalhos de manutenção incluíram também a substituição da instalação eléctrica e reparação do sistema de som, bem como ainda a da instalação eléctrica de apoio à transmissão televisiva e quadro elétrico com tomada trifásica para apoio a eventos.
Foram colocados grelhas e dispositivos de ventilação natural dos balneários dos árbitros, fisioterapia e WCs públicos.
Procedeu-se à substituição da instalação hidráulica de abastecimento geral ao pavilhão e criação de nicho técnico para instalação de válvulas de corte dos diferentes ramais parciais, assim como foi mudada a instalação hidráulica e eléctrica e esgoto da sala de fisioterapia para ligação de diversos equipamentos de apoio, incluindo máquina de gelo.
Os trabalhos também permitiram a colocação de bancadas de suporte para lavatórios no balneário feminino e em ambas as salas de fisioterapia.
O Governo Regional procedeu ainda à substituição integral da rede geral de distribuição de águas frias, da rede geral de esgotos, da rede geral de distribuição de águas quentes sanitárias, de todas as loiças sanitárias e torneiras dos balneários e WCs públicos, dos pisos cerâmicos dos balneários, dos halls, da fisioterapia e dos WCs públicos e das portas de acesso às instalações sanitárias, aos balneários, à fisioterapia e aos WCs públicos.
Providenciou ainda a instalação de válvulas termostáticas e duches em inox, a par da demolição e construção de paredes para criar nova zona de fisioterapia e dotar a infraestrutura com mais 3 WCs, passando a ficar com 5 WCs públicos, sendo que um destes novos é específico para a utilização por pessoas com mobilidade reduzida, refere também a nota enviada às Redacções.
Complementarmente, procedeu-se à pintura geral no interior dos três balneários existentes (masculino, feminino e árbitros) e ainda à pintura do espaço que foi requalificado para Posto Médico, à pintura interior de 2 casas de banho de apoio ao público (uma já existente e outra que foi construída), à pintura do hall principal de entrada, à pintura de pequenos espaços de arrecadação por baixo das bancadas, à colocação de nove espelhos nos balneários, Posto Médico e casas de banho públicas e à colocação de duas redes de protecção nos topos do Pavilhão.