Concurso de Expressão Plástica “Libertem os brinquedos!”

A Secretaria Regional de Educação, Ciência e Tecnologia, através da Direcção de Serviços de Educação Artística da Direcção Regional de Educação, promove o 22.º concurso na área da Expressão Plástica intitulado “Libertem os Brinquedos!”

Este concurso nacional de desenho/pintura destina-se a crianças do pré-escolar e do 1.º ciclo do ensino básico de Portugal Continental e Regiões Autónomas e visa a valorização das Artes Visuais na componente artística e na formação integral da criança. Deste concurso resultará uma exposição de trabalhos, a realizar-se no Funchal, no âmbito da Semana Regional das Artes 2021.

Usualmente diz-se que “a brincar também se aprende”. Tendo em conta que o brinquedo tem um papel preponderante no processo de aprendizagem, na sua exploração, observação, manipulação… este ganha particular relevância no que respeita à criança. Neste âmbito, um brinquedo pode ser um valioso recurso pedagógico e educativo na promoção da criatividade e imaginação. A temática deste concurso resulta desta consciência e apresenta assim um conceito próximo das crianças e dos alunos para que, cativados, criem produções plásticas originais. Com este concurso pretende-se ainda que os educadores de infância e professores desenvolvam uma actividade de expressão plástica que valorize e incentive a criatividade, a originalidade e a imaginação infantil.

Para realizarem os trabalhos, as crianças podem utilizar materiais de desenho, pintura, colagem e técnica mista sobre papel, recorrendo preferencialmente à pintura (guache, acrílico, têmperas, aguarela, tintas de óleo e/ou pasteis de óleo, entre outros) e ao desenho (grafite, tinta da china, sépia, sanguínea, canetas de gel, lápis de cor, canetas de feltro e/ou lápis de cera, entre outros).

O regulamento do concurso pode ser consultado no domínio www.madeira.gov.pt/dre/Estrutura/Educação-Artística ou nas páginas de Facebook ou Instagram da Direção de Serviços de Educação Artística (DSEA), tendo em atenção que os trabalhos devem ser entregues até ao dia 30 de Abril de 2021. Um júri procederá à eleição dos melhores trabalhos por categoria, selecionando os vencedores. Além dos troféus, uma vez que este concurso conta com o apoio da empresa FLOW, os vencedores receberão ainda um prémio surpresa.