Navio-draga “Baixio” em “acrobacias” pela marina dentro

Rui Marote
O Funchal Notícias já tinha referido, humoristicamente, que a novela da dragagem do porto do Funchal passara a longa metragem, tirando areia daqui para colocar ali… Esta manhã parecia que assistíamos a cenas de “suspense” dignas do famoso realizador Alfred Hitchcock, de colocar os cabelos em pé.
Recordamos que o navio-draga “Baixio” em Novembro danificou o pontão à entrada da marina, de apoio aos barcos que reabastecem combustível. Até à data não foi reposto.
Hoje o “Baixio” conforme as fotos documentam, entrou pela marina, efectuando amarrações ao cabeços da muralha de protecção e ao farol do pontão. Cena que nos fizeram recordar um filme passado nas Caraíbas, em que um navio de cruzeiro desgovernado entra por uma marina e leva tudo a sua frente, iates e embarcações, só parando ao embater nos restaurantes. Até às 11 horas da manhã nem uma pá de areia foi retirada.
Passou-se uma manhã de manobras à ré e à proa. As condições do mar oferecem segurança para estas “filmagens” e até não foi preciso requisitar “piloto”. Resta saber quando a maré baixar se o “Baixio” não fica encalhado…