Presidente do GR entrega amanhã 11 viaturas novas à Polícia Florestal

O presidente do Governo Regional preside amanhã, dia 20 de Janeiro, pelas 16 horas, na sede do Serviço Regional de Protecção Civil, à cerimónia de entrega de 11 novas viaturas ao Corpo de Polícia Florestal.

Este é um investimento de 650 mil euros, apoiado a 100% pelo POSEUR, e que visa tornar mais robusta e eficaz a resposta daquela Polícia Florestal na prevenção, detecção e colaboração no combate aos incêndios florestais, ao nível da primeira intervenção, refere-se.

O Corpo de Polícia Florestal integra o dispositivo de resposta aos fogos florestais, tendo atribuições àquele nível, sendo que a primeira intervenção tem vindo a ser feita exclusivamente com recurso a equipamento sapador (enxadas, motosserras, abafadores, etc.).

Para fortalecer essa capacidade de resposta, o Governo Regional resolveu adquirir 11 viaturas todo-o-terreno, esclarece-se.

Dez das viaturas são Veículos Ligeiros de Combate a Incêndios Florestais, semelhantes às que os bombeiros têm. Possuem reservatório de água, mangueiras, moto-bombas, rádio SIRESP, GPS, altifalantes, motosserras e demais material sapador.

A estas 10 viaturas, junta-se um veículo de Comando Táctico.

Com este novo equipamento, a Polícia Florestal fica reforçada, para fazer uma primeira intervenção mais rápida e segura em incêndios florestais, muitas das vezes quando ainda são pequenos e facilmente controláveis, evitando fogos de grandes dimensões. Fica mais dimensionada para garantir uma vigilância e patrulhamento mais intenso das áreas florestais.

Este investimento elucida bem a aposta que o Governo Regional tem feito na vigilância e combate aos incêndios florestais, de forma a garantir que os operacionais têm os meios necessários para proteger pessoas e bens e ainda o património natural.