Estepilha: passear com a árvore de Natal e os presentes às costas…

Rui Marote
O Estepilha ficou hoje boquiaberto ao deparar com um carro particular exibindo uma árvore de Natal e uma caixa de presentes no tejadilho, numa alegre decoração natalícia. Só faltava um altifalante com a música “Jingle Bells”.
Esta visão trouxe-nos à mente um acontecimento dos anos 60. Estava então em exibição no velho Cine Parque um filme que fez tremendo sucesso na Madeira, a “Noiva”, do actor e cantor chileno António Prieto, com três sessões diárias: matiné, à tarde, exibição à noite e soirée à meia-noite.
O filme esteve em exibição durante mais de três meses e o empresário madeirense Firmino Caldeira fez questão de publicitar a longa metragem com uma carrinha de caixa aberta exibindo um manequim da Casa das Noivas, com aparelhagem sonora, percorrendo as ruas do Funchal e freguesias fazendo ouvir a voz do cantor chileno:
 Blanca y radiante va la novia
 Le sigue atrás un novio amante
 Y que al unir sus corazones
Harán morir mis ilusiones.
Ante el altar está llorando
Todos dirán que es de alegría
Dentro su alma está gritando
Ave Maria.
O cinema registava casas cheias. Havia até quem fosse à sessão da tarde e a seguir à da noite. À saída, o público limpava os olhos lacrimosos. O sucesso foi de tal ordem que o Clube Desportivo Nacional, que todos os anos organizava uma quermesse na velha Quinta Vigia, contratou o cantor chileno para uma actuação e os jardins abarrotaram de madeirenses vindos de todos os cantos da ilha.
Estepilha, cada um comemora à sua maneira este Natal diferente… Este carro assim decorado trouxe-nos recordações…