Rui Marote
O Estepilha ficou hoje boquiaberto ao deparar com um carro particular exibindo uma árvore de Natal e uma caixa de presentes no tejadilho, numa alegre decoração natalícia. Só faltava um altifalante com a música “Jingle Bells”.
Esta visão trouxe-nos à mente um acontecimento dos anos 60. Estava então em exibição no velho Cine Parque um filme que fez tremendo sucesso na Madeira, a “Noiva”, do actor e cantor chileno António Prieto, com três sessões diárias: matiné, à tarde, exibição à noite e soirée à meia-noite.
O filme esteve em exibição durante mais de três meses e o empresário madeirense Firmino Caldeira fez questão de publicitar a longa metragem com uma carrinha de caixa aberta exibindo um manequim da Casa das Noivas, com aparelhagem sonora, percorrendo as ruas do Funchal e freguesias fazendo ouvir a voz do cantor chileno:
Blanca y radiante va la novia
Le sigue atrás un novio amante
Y que al unir sus corazones
Harán morir mis ilusiones.
Ante el altar está llorando
Todos dirán que es de alegría
Dentro su alma está gritando
Ave Maria.
Harán morir mis ilusiones.
Ante el altar está llorando
Todos dirán que es de alegría
Dentro su alma está gritando
Ave Maria.
O cinema registava casas cheias. Havia até quem fosse à sessão da tarde e a seguir à da noite. À saída, o público limpava os olhos lacrimosos. O sucesso foi de tal ordem que o Clube Desportivo Nacional, que todos os anos organizava uma quermesse na velha Quinta Vigia, contratou o cantor chileno para uma actuação e os jardins abarrotaram de madeirenses vindos de todos os cantos da ilha.
Estepilha, cada um comemora à sua maneira este Natal diferente… Este carro assim decorado trouxe-nos recordações…