A Câmara Municipal da Ponta do Sol vai apresentar na próxima quinta-feira, 10 de Dezembro, pelas 18h00, a exposição “Vila: Do Tempo e Do seu Desenho”, no Salão Nobre dos Paços do Concelho. Esta é uma iniciativa da câmara municipal, com curadoria de Pedro Gonçalves, cuja apresentação contará com uma visita-leitura de Teresa Jardim e Pedro Gonçalves.
A exposição cartografa e apresenta as relações entre o tempo e o território, sob a perspectiva da arquitectura, do ordenamento do território e da construção da paisagem, percorrendo um conjunto de tempos, de momentos de desenho e configuração do território, refere um comunicado de imprensa.
A autarquia explica que a ideia surgiu numa lógica de seguimento ao trabalho desenvolvido pela Operação de Reabilitação Urbana (ORU), cujo objectivo é retratar e dar a conhecer toda a evolução urbanística e arquitectónica da vila da Ponta do Sol, recuando até os anos 60, através de projectos de arquitectura, planos de urbanização e fotografias.
“Podemos interpretar esta exposição, “Vila: Do Tempo e Do seu Desenho”, como um testemunho de uma parte daquilo que somos enquanto sociedade e do importante contributo da arquitectura na evolução e criação da identidade da Vila da Ponta do Sol. Pretendemos também com esta mostra constituir um momento de enriquecimento a nível do conhecimento, de reflexão e discussão sobre o desenvolvimento da vila desde a década de 60”, refere uma nota.
Esta iniciativa estará patente em três locais distintos: na Capela de Santo António, com o tema “O Tempo”, na Loja do Munícipe, com “O Suporte” e na antiga esquadra a Polícia de Segurança Pública, com “O Desenho”, entre 10 de Dezembro e 01 de Fevereiro do próximo ano.
A mostra percorre um conjunto de tempos, de momentos de desenho e configuração do território, e desenvolve-se em três momentos: 1 – O Tempo – inicia com uma reflexão e um primeiro reconhecimento da topografia e da paisagem, das suas transformações e evoluções. Aqui estarão expostos registos fotográficos antigos em contraposição a registos recentes e recortes de literatura pertinentes ao enquadramento da Vila; 2 – O Suporte – procura dar a conhecer um outro lado, das condições naturais do sítio, das suas marcas territoriais e de assentamento humano, das condições que principiaram o crescimento das localidades e dos caminhos; 3 – O Desenho – pretende assumir-se como uma plataforma de reflexão e de debate da paisagem, do território, da história e da arquitetura, expondo ao público acções de transformação da paisagem, transformações passadas, actuais e futuras, transformações que nunca saíram do papel, debatendo e fomentando temas como a reabilitação, o valor da história e o desenho da paisagem. É um momento em que se experimenta uma abordagem ao território urbano, através de uma análise da sua evolução a vários tempos históricos.
No dia 23 de Janeiro de 2020, pelas 10h00, decorrerá uma mesa-redonda no Centro Cultural John dos Passos, tendo como oradores Emanuel Gaspar, Ilídio Sousa, Marco Telmo, Paulo David, Pedro Gonçalves, com a moderação de Celina Pereira.
O debate centrar-se-á na visão panorâmica sobre o desenvolvimento da Vila da Ponta do Sol, construindo uma perspetiva territorial, urbana e arquitectónica, que procura enquadrar as interrogações e desafios do presente e criar os fundamentos para a discussão do futuro.
A entrada é gratuita. Porém, necessita de uma inscrição prévia através do site oficial do Município.