Augusta Aguiar assinala Dia Nacional da Pessoa com Deficiência

Por ocasião do Dia Nacional da Pessoa com Deficiência que se assinala hoje, 9 de Dezembro, a secretária regional de Inclusão Social e Cidadania, Augusta Aguiar, esteve na Casa da Cultura, em Câmara de Lobos, para ver a exposição “O que nós quisemos”, promovida pelos Centros de Actividades Ocupacionais de São Vicente, Ponta do Sol, Ribeira Brava e Câmara de Lobos.

Visando o fomento de uma reflexão sobre as temáticas da deficiência e da inclusão, foi lançado um desafio às entidades, instituições e parceiros dos concelhos de São Vicente, Porto Moniz, Ponta do Sol, Calheta, Ribeira Brava e Câmara de Lobos, sob o tema “A inclusão é…”. O intuito deste desafio foi o de reflectirem e expressarem uma perspectiva individual, sobre a “verdadeira” inclusão, bem como o seu olhar sobre a deficiência, refere uma nota.

Os Centros de Actividades Ocupacionais (CAO) de São Vicente, Ponta do Sol, Ribeira Brava e Câmara de Lobos apresentaram o resultado do desafio, num evento que decorreu na Casa da Cultura de Câmara de Lobos, composto pela exposição “O que nós quisemos” e pela apresentação de um videoclip.

Esta foi mais uma das diversas actividades dinamizadas pela Secretaria Regional de Inclusão Social e Cidadania, através do Instituto de Segurança Social da Madeira, ISSM, IP-RAM, com o objectivo de assinalar o Dia Internacional e o Dia Nacional da Pessoa com Deficiência, que se assinalam a 3 e 9 de Dezembro, respetivamente.

O Instituto de Segurança Social da Madeira, apoia 424 utentes adultos com deficiência, nas suas variadas respostas, nomeadamente, os 10 Centros de Actividades Ocupacionais (CAO), o Centro de Apoio à Deficiência Profunda e o Lar Residencial.

São 220 os colaboradores que, diariamente, nestas várias estruturas, trabalham para a melhoria da qualidade de vida das pessoas portadoras de deficiência e para a manutenção do seu equilíbrio e bem-estar físico, emocional e social.

Na ocasião, a secretária regional destacou a importância de assinalar este dia com o objectivo de “consciencializar a sociedade para a igualdade de oportunidades a todos os cidadãos, e reflectir sobre a inclusão desta população na sociedade”.

“As iniciativas desenvolvidas ao longo destes dias dignificaram ainda mais o trabalho desenvolvido junto das pessoas portadoras de deficiência. Trabalho esse que nos faz crer que estamos no rumo certo, pois é na aceitação da diferença que podemos construir um futuro melhor”, realçou Augusta Aguiar.

 A governante terminou por dirigir uma palavra de agradecimento a todos os que diariamente trabalham nas diversas respostas sociais dirigidas a esta população: “O vosso trabalho é exemplo de um verdadeiro exercício de cidadania e espírito humanista. São valores como estes que constroem caminhos e destroem barreiras, no grande desígnio de alcançar uma sociedade mais justa e mais inclusiva.”