CMF e ACIF promovem Aldeia de Natal na Praça do Município, mas com limitações

A CMF, em parceria com a ACIF, promove a 5ª edição da Aldeia Natal entre 9 de Dezembro e 6 de Janeiro, na Praça do Município. “Mesmo em contexto de pandemia, a Autarquia envidou esforços no sentido garantir a realização, em segurança, da edição de 2020 da Aldeia Natal, oferecendo às famílias madeirenses um evento inclusivo, alegre e didáctico, onde todas as atenções estarão viradas para as crianças, com um calendário de atividades diárias durante toda a época natalícia”, refere a Câmara. O presidente Miguel Silva Gouveia fará a abertura oficial do evento, amanhã, quarta-feira, pelas 17 horas.
Diz a CMF que a segurança é a prioridade, pelo a Aldeia de Natal este ano terá o espaço adaptado às circunstâncias actuais, garantindo que há mais espaços desimpedidos e uma circulação mais fluida. A praça será, assim, marcada por dois amplos abrigos, com grande arejamento, sendo que as restantes estruturas terão, fundamentalmente, função decorativa e de conforto. O evento contará, ainda, com assistentes em permanência, que irão colaborar para que as visitas ao espaço decorram sempre em total segurança, informa a edilidade.
O mote para a edição 2020 será um tributo aos Artesãos da Aldeia, numa alusão às fábricas de brinquedos. Promover-se-á o artesanato tradicional sob o tema do Natal este ano, com brinquedos feitos à mão, como os “carros de cana”, ou jogos tradicionais, como a “maca”, alguns deles desconhecidos das novas gerações.
“Ao mesmo tempo que se evocam as tradições da infância de outrora, o Município procurou dar a oportunidade aos artesãos regionais de finalizarem e venderem os seus artefactos na Aldeia Natal apoiando, assim, a economia das famílias. Também o comércio local beneficiará com a realização deste que é um evento com objectivos lúdicos, pedagógicos, mas igualmente de estímulo aos empreendedores e vendedores regionais”, salienta a Câmara.