Cresce o número de internados no Hospital por Covid-19; são agora 11

A Região regista hoje mais 11 casos casos positivos de Covid-19. O arquipélago passa assim a ter 869 casos confirmados da doença causada pelo novo coronavírus, até à data. São 4 casos importados (2 provenientes
da Rússia, 1 do Reino Unido e 1 da Venezuela) e 7 casos de transmissão local, todos associados a contactos de casos positivos anteriormente identificados.
Sobre estes casos hoje confirmados, a Direcção Regional de Saúde informa que um deles refere-se a uma criança, que frequenta um estabelecimento de ensino no concelho do Funchal. O plano de contingência deste estabelecimento está já activo e a investigação epidemiológica está em curso.

Há ainda dois doentes adultos, um com actividade profissional num serviço municipal e outro num equipamento da área social, nos concelhos de Machico e do Funchal. Os planos de contingência dos referidos estabelecimentos estão activos e as investigações decorrem, segundo nos informam.

Por outro lado pela positiva, há hoje mais 7 casos recuperados a reportar. A região passa, pois, agora a contabilizar 637 casos recuperados de COVID-19, mantendo-se o número “negro” das duas mortes associadas à doença.

Presentemente, o número de casos activos cifra-se em 230, dos quais apenas 44 são casos importados identificados no âmbito da vigilância aeroportuária. Os outros 186 são casos de transmissão local. Relativamente à residência dos casos activos, 30 são não-residentes e 200 são residentes na RAM.

Presentemente, 22 pessoas estão de quarentena numa unidade hoteleira dedicada. 197 estão em alojamento próprio e 11 pessoas encontram-se agora internadas, todos na Unidade Polivalente dedicada à COVID-19.

Quanto à vigilância activa de contactos de casos positivos, 1284 pessoas estão a ser acompanhadas pelas autoridades de saúde dos vários concelhos da Madeira e no Porto Santo. No que respeita a vigilância de viajantes, 7164 pessoas estão também a ser acompanhadas pelas autoridades, com recurso à aplicação MadeiraSafe.

Entretanto e pela negativa, surgiram 133 novos casos suspeitos, actualmente em estudo pelas autoridades de saúde,
9 provenientes da operação de rastreio do aeroporto da Madeira e 124 relacionadas com contactos com casos positivos, situações reportadas à linha SRS24 ou pelo SESARAM. Estes casos estão a ser investigados.

Quanto aos contactos para a linha de apoio SRS24 (800 24 24 20) totalizam agora 19188 chamadas, mais 172
chamadas nas últimas 24 horas, refere uma nota de imprensa da DRS.

No âmbito da operação de rastreio de viajantes nos portos e aeroportos da Madeira e do Porto Santo, há a reportar um total cumulativo de 112742 colheitas para teste à COVID-19 realizadas até às 18h30 de hoje, refere-se. No total, as amostras processadas no laboratório de Patologia Clínica do SESARAM para teste de PCR ascendem agora a 182555.

Até ao dia de hoje, 05 de Dezembro, foram contabilizadas na RAM 2329 notificações de casos suspeitos de COVID-19, dos quais 1460 não se confirmaram.