Biosfera do Porto Santo assinalada no dia 28 com descerramento de placa

O Porto Santo receberá o galardão de Reserva da Biosfera da UNESCO na próxima quarta-feira, dia 28 de Outubro. A 32.ª reunião do Conselho de Coordenação Internacional (CCI) do programa “O Homem e a Biosfera” da UNESCO, este ano on-line, realiza-se nos próximos dias 27 e 28. No dia 28, entre as 11h00 e as 14h00, serão anunciadas as futuras Reservas da Biosfera da UNESCO, aguardando-se o tão esperado anúncio da Reserva da Biosfera da Ilha do Porto Santo, refere uma nota governamental.

Nesta reunião, o CCI debruçar-se-á sobre 30 propostas analisadas, 25 das quais referentes a novas Reservas da Biosfera, três delas com uma congratulação especial pelo bom trabalho desenvolvido na candidatura, destacando-se aqui a do Porto Santo.

Às 16h00, a secretária regional do Ambiente, Recursos Naturais e Alterações Climáticas, Susana Prada, descerrará a placa alusiva ao anúncio oficial da ilha do Porto Santo como Reserva da Biosfera da UNESCO, no Largo do Pelourinho, Vila Baleira.

A candidatura da ilha do Porto Santo a Reserva da Biosfera da UNESCO assentou na partilha de interesses, saberes, experiências e conhecimentos, focando-se nas peculiaridades do Porto Santo quer do seu património natural (biológico e geológico), quer do seu património cultural (material e imaterial), refere a nota às Redacções.

A gestão desta Reserva, que envolverá activamente os porto-santenses, visa lançar novos desafios, potenciados por uma classificação que vem reconhecer as condições existentes, o trabalho inovador de conservação da natureza em estreita articulação com as pessoas que habitam o território, consolidando o caminho percorrido e o trabalho desenvolvido ao longo dos tempos, perspetivando um Porto Santo cada vez mais sustentável e sustentado, refere o Governo.