Agricultores checos de visita à Região

Um grupo de 27 agricultores checos, entre os quais produtores de animais, frutícolas e hortícolas, está desde segunda-feira na Madeira a conhecer a realidade do sector primário regional, refere uma nota governamental.

O principal objetivo deste grupo, oriundo de toda a República Checa, com idades compreendidas entre os 45 e os 80 anos, é de comparar a produção agrícola e pecuária na Madeira com a realidade local, bem como estabelecer novos contactos, troca de saberes e de interesses comuns.

Os agricultores checos estarão na Região até ao final da semana e durante este período irão conhecer diversas realidades. Já visitaram uma exploração pecuária, a Escola Agrícola da Madeira, em São Vicente, e ainda irão visitar o Centro de Fruticultura das Quebradas, as instalações da GESBA e uma exploração agrícola de banana na Ponta do Sol.

A deslocação deste grupo à Região foi planeada muito antes da pandemia COVID-19, mas só agora foi possível organizar a viagem, que surge na sequência de um contacto estabelecido pelo Consulado Honorário da República Checa com a Secretaria Regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural, por ser a entidade competente pela atividade agropecuária na Região, e que resultou numa parceria.