Miguel Gouveia foi visitar a Associação de Basquetebol da Madeira

Miguel Gouveia e as suas “Presidências Abertas” passaram hoje pela sede da Associação de Basquetebol da Madeira, na freguesia do Imaculado Coração de Maria. O presidente da CMF foi acompanhado pelo vereador com o pelouro do Desporto, João Pedro Vieira, e ambos foram recebidos por Sandra Reinolds Rebolo, presidente da Direcção.

O edil referiu-se, na oportunidade, ao trabalho desenvolvido, ao longo dos anos, pela agremiação visitada, afirmando que a mesma tem grande peso na formação dos jovens funchalenses amantes desta modalidade e na prática do basquetebol um pouco por toda a Região.

A primeira associação de Basquetebol na Região Autónoma da Madeira nasceu no dia 20 de Dezembro de 1934, com a designação de “Associação de Basket-Ball do Funchal”. Em Novembro de 1976 e já com o Basquetebol integrado na Associação de Desportos da Madeira (ADM), vários praticantes da modalidade juntaram-se para formar uma Comissão e posteriormente a Pró-Associação de Basquetebol do Funchal, visando coordenar o basquetebol dentro da própria ADM e criar condições para a criação de uma Associação de modalidade.

Foi neste contexto que, a 16 de Dezembro de 1977, nasceu a actual Associação de Basquetebol do Funchal – ABM, que tem vindo a desenvolver a modalidade na Região e a fazê-la chegar ao maior número de pessoas possível. A ABM conta com cerca de 1300 participantes, em representação de 29 clubes que estão distribuídos pelos 11 concelhos da Região Autónoma da Madeira, informa uma nota camarária.