Palácio de S. Lourenço promove amanhã encontro sobre educação em tempos de pandemia

Foto do arquivo dos Serviços Educativos do Palácio

No âmbito das Jornadas Europeias do Património que se celebram neste fim-de-semana, cujo tema em 2020 é “Património e Educação”, realiza-se amanhã, dia 25, pelas 16h00, o Encontro “Palácio de São Lourenço: Educação formal e não formal em tempos de pandemia”. A iniciativa terá entrada livre.

Num momento de incerteza e debate entre as abordagens digitais e presenciais do Património, pretende-se questionar, no atual contexto de pandemia, o relacionamento da comunidade educativa em sentido lato com o
património cultural, e de que forma este – e especificamente o Palácio – pode contribuir para a Educação, formal e não formal, de todos os níveis etários na situação presente, refere um comunicado dos serviços da Área Educativa.

“As instituições culturais e patrimoniais pretendem manter as iniciativas participativas dirigidas a todos os públicos, mas os intervenientes no estreito relacionamento entre Património e Educação/Formação estão cientes de que os modelos e práticas vigentes até março de 2020 estão postos em causa ou condicionados pela evolução da pandemia e de que a comunicação por via digital não se assume como alternativa definitiva mas como uma outra abordagem que, como anteriormente, pode coexistir com a presencial. Neste contexto, como entendemos a reinvenção deste
relacionamento nestes tempos, continuando a assegurar a interação entre o Património (vivo e não apenas virtual) e a Educação/Formação formal e não formal?”, refere uma nota enviada à nossa Redacção.

Esta iniciativa dos Serviços da Área Museológica do Palácio de São Lourenço é aberta a todos os interessados nesta temática, com ou sem experiência de trabalho com públicos em geral e com a comunidade educativa em especial: esta é uma questão transversal sobre a qual a todos importa refletir. A participação requer apenas confirmação prévia  pelo telefone 291202530 ou email gabrr.palacio@gmail.com.